Os bancos afectados pelo apagão, reuniram de emergência na cidade do Maputo, para analisar o estado da situação.
De acordo informações avançadas ao OPaís, por fontes seguras, a principal decisão tomada é o pagamento imediato dos valores reclamados pela BizFirst, de modo a restabelecer o sistema, já nesta quarta-feira.
Dados apresentados na segunda-feira pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) indicam que a rede SIMO registava diariamente 465 mil transacções no mercado nacional e 14 mil fora do país, movimentando 600 milhões de meticais.
Trata-se de valores que mostram o volume de perdas que a banca comercial regista como consequência do apagão que dura desde a passada sexta-feira, facto que terá determinado uma pressão e gerando uma perspectiva de insustentabilidade, caso a situação prevaleça por mais tempo.
Pela noite a dentro, o BCI anunciou, através de uma nota oficial o início gradual do uso dos cartões, a parir de amanhã.
“Estamos a envidar os esforços para repor gradualmente a normalidade no uso dos cartões BCI. Numa primeira fase, os titulares dos cartões de crédito BCI Gold (Particulares e Empresas), BCI Classic Empresas e BCI Platinum, bem como do cartão BCI Private, já podem usar os seus cartões, em ATM e POS da rede VISA, em Moçambique e no estrangeiro”.