O País – A verdade como notícia

HCB poderá aumentar sua capacidade de prover energia através de novos geradores

Mais cinco geradores de energia entraram em funcionamento, em Songo, na província de Tete, facto que poderá aumentar a capacidade de produção e transmissão de energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

Segundo a empresa, além de aumentar de fiabilidade e capacidade de transmissão de energia, a entrada em funcionamento de cinco novos grupos geradores vai minimizar perdas e aumentar a disponibilidade de energia eléctrica na comunidade. Cada gerador tem a capacidade de conversão de 415 MW, totalizando uma potência instalada de 2075 MW.

“Já começamos a fase de concursos e os preparativos para receber os grandes equipamentos. Dentro de pouco tempo, iniciar-se-á o fabrico dos materiais necessários para a montagem. Iremos começar a colocar as encomendas logo que terminar a fase de concurso, selecção dos empreiteiros e dos fabricantes, para que os trabalhos decorram sem sobressaltos”, garantiu Boavida Muhambe, presidente de Conselho de Administração da HCB.

O processo de instalação das máquinas incluirá também a reabilitação de diversos equipamentos de protecção. “São cinco grupos geradores a serem montados e cada caso será um caso. Isso significa que, em cinco anos ou seis, poderemos concluir a instalação e manutenção dos equipamentos adquiridos, o que poderá melhorar a qualidade dos nossos serviços”, terminou Muhambe.

O PCA da Hidroeléctrica de Cahora Bassa falava durante as festividades dos 47 anos da empresa e realização da VI edição do Songo Festival, uma iniciativa que visa promover a cultura local. Na ocasião, foram premiados os melhores grupos culturais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos