O País – A verdade como notícia

Abatidos pelo menos 10 terroristas em Cabo Delgado

As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS), em coordenação com a Força de Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM), abateram pelo menos 10 terroristas, durante uma operação conjunta havida no domingo, numa base situada numa zona montanhosa do distrito de Macomia, província de Cabo Delgado.

O facto foi revelado esta segunda-feira, em conferência de imprensa, pelo ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, acrescentando que durante o ataque à base dos terroristas, as FDS e SAMIM resgataram 15 mulheres.

“Neste momento do dia de hoje (segunda-feira) ainda decorrem acções de limpeza; destacar que é nesta base em que se encontrava o Bino Omar, e conseguimos recuperar senhoras que trabalhavam em apoio ao Bino Omar, isso no distrito de Macomia”, afirmou o ministro.

Chume, que falava minutos após uma audiência que concedeu ao ministro da Defesa, Justiça e Segurança do Botswana, Thomas Mmusi, que está de visita ao país, desmentiu notícias postas a circular sobre a ocorrência de ataques terroristas na província de Nampula.

Durante o encontro com o seu homólogo, Chume afirmou a necessidade de continuar com os esforços na área de formação dos militares moçambicanos no país ou no Botswana.

“De um modo geral a nossa relação de cooperação de amizade com o Botswana é de grande amizade”, disse.

Por seu turno, o governante tswana disse que deverá deslocar-se à Cabo Delgado para interagir e colher sensibilidades dos militares no Teatro Operacional. Afirmou que cerca de 300 militares tswanas estão incorporados na luta contra o terrorismo em Moçambique. “Daqui iremos efectuar uma visita a Cabo Delgado para ver o que os militares estão fazendo lá”, disse.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos