O País – A verdade como notícia

Mondlane e Ronguane em risco de ser afastados da corrida eleitoral

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou a título provisório as listas plurinominais fechadas de candidaturas para as eleições autárquicas de Outubro próximo.

Venâncio Mondlane da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo) e Silvério Ronguane do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) avançam como cabeça de listas para as cidades de Maputo e Matola respectivamente, contrariando os vários rumores que entendiam que os mesmos podiam ser afastados.

Com esta confirmação, os cidadãos acima mencionados, irão concorrer nas eleições autárquicas em representação das suas formações políticas.

Em causa está uma Lei do artigo 13 da lei n° 7/2018 de 3 de Agosto, aprovada por consenso pelas três bancadas na Assembleia da República (AR), na última sessão extraordinária, realizada no dia 19 Julho do corrente ano que veda a possibilidade de o cidadão que renunciou no mandato anterior, daquele círculo autárquico, concorrer para mandato seguinte.

Nesta lógica, Venâncio Mondlane e Silvério Ronguane renunciaram como membro das Assembleias Municipais  respectivamente, nos municípios da cidade de Maputo e Matola, em 2014 para cumprirem o mandato (2015-2019) de Deputados pelo MDM.

Esta segunda-feira, a STV dirigiu-se à CNE para confirmar as listas afixadas pela Comissão atinentes a verificação das propostas de listas plurinominais de candidaturas para participar nas quintas eleições autárquicas de 10 de Outubro.

Sobre este assunto, a STV sabe que esta segunda-feira a CNE vai reunir para apreciar e deliberar definitivamente sobre a matéria.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos