O País – A verdade como notícia

MISAU distinguido pelo MISA como instituição mais aberta de 2021

O MISA Moçambique procedeu, esta quinta-feira, em Maputo, à entrega do certificado de mérito, chave de ouro, ao Ministério da Saúde (MISAU), na qualidade de instituição mais aberta de 2021, no contexto da Lei do Direito à Informação.

O reconhecimento, tornado público recentemente, em Xai-Xai, província de Gaza, surge na sequência da avaliação do nível de prontidão das  instituições públicas na provisão da informação, empreendida pelo MISA Moçambique, à luz da Lei n. º 34/2014, de 31 de Dezembro.

Na ocasião, o Presidente do MISA Moçambique, Fernando Gonçalves, contextualizou os critérios e a metodologia do estudo que conduziu a esta distinção, sublinhando a prontidão demonstrada pelo MISAU na provisão da informação, em tempo útil, ou seja, dentro dos 21 dias previstos na lei, e sem quaisquer questionamentos sobre a finalidade da solicitação.

“Gostaríamos, nesta ocasião, de congratular o Ministério da Saúde pelo nível de partilha e disponibilidade da informação ao público, também, através das plataformas digitais, especialmente o website”, afirmou Fernando Gonçalves.

Por seu lado, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, destacou a relevância da distinção como fruto do reconhecimento do trabalho e profissionalismo demonstrado pelos funcionários e colaboradores do ministério do topo à base, num contexto de crescente demanda de informação precisa e de qualidade sobre a gestão e prevenção da pandemia da COVID-19 no país.

“Prometemos, enquanto MISAU, continuar a providenciar mais e melhor informação aos cidadãos, como forma de valorizar o reconhecimento”, sublinhou Armindo Tiago, acrescentando a necessidade de um trabalho coordenado e rigoroso entre os jornalistas e os profissionais da Saúde, no acto de informar, num contexto em que a propagação de falsas informações constitui uma das maiores preocupações do sector da Saúde.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos