José Maria Neves foi ontem eleito, à primeira volta, Presidente da República de Cabo Verde. O recém-eleito Presidente já recebeu felicitações do seu principal opositor, Carlos Veiga, também antigo primeiro-ministro que falha a eleição pela terceira vez.
O último domingo foi de festa para o antigo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, eleito o quinto Presidente da República de Cabo Verde, com 51,5% dos votos, contra 42,6% do seu principal opositor, Carlos Veiga.
Actualmente professor universitário, José Maria Neves, de 61 anos de idade, contou nesta candidatura com o apoio do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, na oposição, que liderou e pelo qual foi primeiro-ministro cabo-verdiano de 2001 a 2016.
O recém-eleito Presidente José Maria Neves foi militante e presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde a cerca de 40 anos, de acordo com o Expresso de Portugal.
Além dessas funções, José Maria Neves foi deputado nacional, presidente de câmara Santa Catarina e ministro.
De acordo com o Notícias ao Minuto, Carlos Veiga falhou a eleição a Presidente da República cabo-verdiana pela terceira vez. Apesar da derrota, o candidato admitiu o resultado e disse que já felicitou telefonicamente José Maria Neves e declarou: o povo falou e a democracia triunfou.