O País – A verdade como notícia

Temporada de Música Clássica arranca amanhã no Centro Cultural da UEM

Os sons da nova Temporada de Música Clássica já ecoam aos ouvidos dos espectadores. Depois do lançamento do evento, semana passada, o projecto Xiquitsi tem data e hora marcada para arrancar com a primeira série relativa a este ano. Os acordes irão começar a soar a partir das 19h30 de amanhã, num concerto a realizar-se no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane, em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, no âmbito das celebrações dos 130 anos da Cidade das Acácias.

À imagem do que tem sido habitual, a abertura da primeira série da Temporada de Música Clássica de Maputo traz consigo vários artistas nacionais e internacionais, que, juntos, vão garantir que a sonoridade eduque até os ouvidos mais apurados. Para o efeito, a sessão inaugural conta com W. A. Mozart, num “Eine Kleine Nachtmusik”; com A. Vivald, num “Concerto para dois violinos e cordas em lá menor”; com Hortêncio Langa/Mia Couto, a evocarem “Cidade menina”, entre outros. Não obstante, a primeira noite do Xiquitsi não irá se esgotar apenas naqueles nomes. Afinal, Estevão Chissano, aluno do projecto, vai encher o Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane com a sua primeira obra musical – uma “Missa” com cinco andamentos: “kyrie, Glória, Credo, Sanctus e Agnus Dei”.

Além de Chissano, outros alunos do Xiquitsi entrarão em cena. São os casos de Yannick Jafar e António Nhancale, ambos no violino. A acompanhar-lhes, nesta celebração à música clássica, estarão Xixel Langa (voz), Kika Materula (direcção orquestral), Carlos Pereira (direcção coral), Orquestra e Coro Xiquitsi, os grupos Santa Cecília, Sociedade Presbiteriana dos Jovens do Khovo e Coro Juvenil Maria Rivier.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos