A vice-presidente da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu, tornou-se esta sexta-feira a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de Estado neste país da África Oriental, após a morte do Presidente tanzaniano, John Magufuli, na quarta-feira, escreve a imprensa internacional.
Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), Samia Suluhu Hassan tomou posse numa cerimónia oficial, em Dar es Salaam, capital económica da Tanzânia.
Participaram da cerimónia vários membros do Governo e antigos Presidentes, incluindo Jakaya Kikwete.
De acordo com a Constituição da Tanzânia, a Samia Hassan vai assumir a presidência do país até o fim do mandato de Magufuli, em 2025.
Foi precisamente Suluhu Hassan quem anunciou a morte de Magufuli na noite de quarta-feira, num discurso à nação que pôs fim a semanas de especulação sobre a ausência do chefe de Estado, reeleito em Outubro, que não era visto desde final de fevereiro.
A mulher mais forte da Tanzânia, Samia Hassan, foi quem anunciou a morte de Magufuli na noite de quarta-feira, num discurso à nação que pôs fim a semanas de especulação sobre a ausência do chefe de Estado em público.
Samia Hassan é natural do arquipélago semi-autónomo de Zanzibar, região cujas relações com a Tanzânia continental são historicamente tensas. Ela era já a primeira vice-presidente da história do seu país, tendo concorrido ao lado de Magufuli quando este chegou ao poder, em 2015.
Depois das eleições de 2015. Samia Hassan passou a ser o rosto da Tanzânia no estrangeiro, representando regularmente Magufuli.