Este fim-de-semana longo, as principais estâncias turísticas estiveram com a ocupação a 100 por cento, na zona de Chocas Mar, em Nampula. Os operadores da área acreditam que esses são sinais de retoma do turismo.
O distrito de Mossuril, na província de Nampula, tem a zona da Chocas Mar, como um dos principais destinos turísticos da zona norte do país, onde as elites políticas e empresariais nacionais têm empreendimentos de lazer. Mas o foco agora são os operadores turísticos que brindados com fins-de-semana longos tiveram ocupação, muitos deles, a 100% das estâncias turísticas.
O Hotel Chocas Mar é um deles. Do sábado até segunda-feira, os quartos estiveram totalmente lotados e os corredores faziam ecoar a voz de turistas que faziam um “barulho” que sabia a alegria para quem há muito tempo geria prejuízos e um silêncio ensurdecedor.
“Viemos de Nampula e este lugar é muito bom. Viemos refrescar a memória, passear”, disse Fátima Aziz, acompanhada pela sua família de cinco membros. O chefe da família, Azim Daúde, também não tinha dúvidas do porquê da escola de Chocas Mar: “o clima daqui é muito bom e a comida daqui também gostamos”.
Os gestores do hotel falam de sinais que tendem para o retorno do turismo. “Superou as nossas expectativas. Estou a falar de ocupação a 100%. Tivemos os fins-de-semana longos e seguidos e estivemos completamente cheios, também porque estamos a fazer preços acessíveis e competitivos”, assegurou Brenda Hussene, do Hotel Chocas Mar.
As temperaturas altas que se fizeram sentir no domingo e esta segunda-feira, em Nampula, serviram de pretexto para o turismo de praia. Em pequenos grupos de amigos e familiares, assim como pessoas que individualmente procuravam apanhar o banho de sol à beira-mar.
“O fim-de-semana era longo, então preferimos vir passar de forma um pouco diferente. Passou muito tempo sem desfrutarmos da beleza do nosso país, que é a praia da Chocas Mar”, anotou Helena Coelho, turista nacional.
Mais uma vez, a curva da crise parece estar a mudar de direcção, neste período da pandemia da COVID-19, tal como assegurou Aníbal de Oliveira, da Carrusca Mar e Sol, outra estância de renome naquela zona. “Os sinais são positivos, principalmente nestes fins-de-semana longos. Ajuda a melhorar um pouco a ocupação. Por exemplo, este fim-de-semana a casa está cheia”.