A empresa mineira Syrah Resources deverá exportar o primeiro carregamento de flocos de grafite extraída em Moçambique dia 31 de Dezembro, informou a empresa australiana, citada pelo Macauhub.
O comunicado adianta que a empresa concluiu a preparação do primeiro conjunto de grafite ensacada para venda a partir do projecto Balama, na província de Cabo Delgado.
A empresa anunciou, no início do mês, ter assinado um contracto para fornecer à empresa chinesa Zhanjiang Juxin New Energy Materials 20 mil toneladas de grafite a ser extraída na concessão de Balama, ao longo de 2018.
A Syrah Resources anunciou, em Setembro, passado ter assinado um contracto para fornecer 30 mil toneladas de grafite à Jixi BTR Graphite Industrial, subsidiária do grupo chinês com sede em Shenzhen BTR New Energy Materials.
A concessão de Balama, província de Cabo Delgado, fica a cerca de 200 quilómetros da cidade portuária de Pemba, dispondo de reservas provadas e prováveis de 81,4 milhões de toneladas, com um conteúdo de grafite de 13,2 milhões de toneladas.