Quatro indivíduos, um deles carregando uma pistola assaltaram no dia 18 do mês passado, uma residência no distrito de Nhamatanda, em Sofala, que pertence a um agente económico local. No assalto dispararam vários tiros e feriram com gravidade quatro pessoas da mesma família.
Os feridos são o proprietário da casa, a esposa e dois filhos do casal. Um deles menor de idade. O menor de oito anos de idade, não suportou os ferimentos e morreu no mesmo dia.
Durante o assalto os malfeitores roubaram cerca de 63 mil meticais, 90 telefones celulares e 130 gramas de ouro, avaliado em 450 mil meticais.
A vítima é um agente económico local e garimpeiro. A investigação policial levou a detenção de três indivíduos nesta terça-feira. O quarto, por sinal o dono da pistola anda fugitivo. Afinal os quatro assaltantes são pessoas próximas do casal e um dos detidos e mentor do crime é tio da vítima. Eles confessaram o crime.
“O nosso amigo que é o tio do proprietário da casa onde fomos assaltar. Ele frequentava a casa e garantiu-nos que o sobrinho tinha muito dinheiro. Também conhecemos o agente económico, pois somos todos garimpeiros. A minha missão foi identificar alguém com uma pistola e assim foi. No dia do assalto, o proprietário do assalto disparou seis tiros em varias direcções no interior da casa e acredito que um deles alvejou mortalmente a criança. Pretendíamos apenas roubar e não ferir e muito menos matar pessoas. Dividimos os bens mas fomos neutralizados pela polícia. Não sabemos neste momento qual é o paradeiro do proprietário da pistola”, confessou um dos detidos.
Os três feridos estão a recuperar apesar de um deles continuar internado no Hospital Central da Beira. A preocupação da polícia neste momento é localizar o quarto assaltante para clarificar a proveniência da arma do fogo e recuperar os outros bens roubados.