Moçambique dá o primeiro passo para o Censo 2027, totalmente digital. Um total de 161 distritos está a ser mapeado em todo o país, num processo que decorre até Outubro, e que vai custar 8 milhões de dólares. O objectivo é actualizar, com precisão, o número de habitantes e de edifícios, num contexto em que se prevê que a população atinja 37 milhões de pessoas.
Entre casas, ruas e famílias, começa a construção de um retrato real do país, através da cartografia censitária, que vai culminar no censo 2027, para se saber quantos somos, como vivemos e onde estamos.
O mapeamento, que iniciou neste mês, prevê abranger 161 distritos até Outubro, com envolvimento de mais de 400 técnicos no terreno, devidamente identificados e com sistemas digitais para colecta de dados.
Para o sucesso da operação, que vai custar 8 milhões de dólares, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) apela à colaboração de toda sociedade.
O Recenseamento Geral da População e Habitação vai decorrer de 1 a 15 de Agosto de 2027, e os dados recolhidos serão determinantes para orientar políticas públicas e o desenvolvimento do país nos próximos anos.

