O País – A verdade como notícia

Moçambique aposta na formação bilíngue para ampliar acesso de estudantes ao exterior

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Maria dos  Santos Lucas, destacou, hoje, no Quénia, a necessidade de reforçar a formação bilíngue em Moçambique, como forma de facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior internacional.

Maria dos  Santos Lucas sublinhou que  muitos jovens concluem o ensino secundário com o desejo de prosseguir os estudos no exterior, no entanto,  enfrentam dificuldades, sobretudo, devido à limitação no domínio da língua inglesa.

“A formação bilíngue, principalmente em inglês, é fundamental para que os nossos estudantes possam aproveitar oportunidades em países como o Quénia”, afirmou.

A governante lembrou ainda que o Governo queniano disponibilizou cerca de 100 bolsas de estudo para estudantes moçambicanos, mas a iniciativa carece de maior operacionalização.

Além da educação, a ministra avançou que a cooperação entre Moçambique e Quénia continua a crescer, abrangendo áreas como comércio, defesa e mobilidade, com destaque para os acordos de isenção de vistos já em curso.

A aposta na capacitação linguística é vista como uma das principais estratégias para maximizar os benefícios das parcerias internacionais e garantir maior integração dos jovens moçambicanos em instituições de ensino estrangeiras.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos