Duas pessoas morreram por afogamento na Praia da Costa do Sol, em Maputo. Entre as vítimas estava um agente da Polícia Marinha, que perdeu a vida ao tentar salvar uma criança. O corpo do agente e do menor foi resgatado após intensas buscas realizadas pelas equipas de salvamento.
Uma tarde de lazer transformou-se numa tragédia que deixou duas famílias de luto, quando duas crianças afogaram-se na praia da Costa do Sol. O alerta foi dado pelos banhistas, que se aperceberam da situação. Prontamente, um agente da Polícia Marinha, que se encontrava de serviço, correu para o mar, de forma a salvar as duas crianças.
“O agente percebeu que as crianças estavam a afogar-se, eram duas crianças do sexo masculino. Conseguiu retirar a primeira criança, que era um menor de 12 anos, e na tentativa de poder regressar para salvar a outra acabou por se afogar”, disse uma agente do Serviço Nacional de Salvação Pública.
As equipas de resgate foram mobilizadas rapidamente. Após buscas intensas, os corpos do agente e da criança foram localizados e retirados da água.
“Ainda não temos informação se a família da criança que perdeu a vida já foi localizada. Está ainda a se fazer um trabalho para localizar a família, para que esta dê seguimento com os trâmites legais subsequentes. Chamamos atenção a todos os pais e encarregados de educação para pautarem por conversar com os seus filhos e os controlarem melhor, para que venham e voltem a casa seguros”, apelou a agente.
A edilidade de Maputo, por sua vez, fala do reforço das medidas de segurança na praia. “Temos estado num processo muito avançado para a instalação de torres de controlo na praia e nos próximos dias este processo estará instalado. Por outro lado, temos trabalhado com a Polícia fluvial para a eliminação da venda e consumo de álcool na praia, pois com isso temos certeza que teremos os banhistas mais atentos”, disse Alexandre Muianga, do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

