O Presidente da República, Daniel Chapo, considerou a visita de três dias aos Emirados Árabes Unidos (EAU) “bastante positiva”, destacando o reforço do conhecimento mútuo, a aproximação com líderes mundiais e a abertura do país para aprofundar a cooperação bilateral, económica e comercial com Moçambique.
“Muitas empresas manifestaram disponibilidade e interesse em investir em Moçambique […]. O mais importante é dar seguimento àquilo que aqui encontrámos e definimos como prioridade nos sectores […] para
o desenvolvimento do nosso país, mas também o desenvolvimento do nosso povo”, afirmou.
O Chefe do Estado deslocou-se a Abu Dhabi a convite do Sheikh Mohammed Bin Zayed Al Nayani, Presidente dos EAU, para participar na Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi 2026, plataforma global estabelecida em 2008 visando fazer uma reflexão conjunta sobre os desafios e buscar os melhores caminhos para acelerar o desenvolvimento sustentável e promover o progresso económico e social do mundo.
Durante o evento, que contou com a presença de governantes, representantes de instituições financeiras internacionais, do sector privado e empresarial, Moçambique participou nos debates e manteve contactos bilaterais com Chefes de Estado e de governo, visando consolidar relações e explorar oportunidades de investimento.
No âmbito da Semana de Sustentabilidade, Chapo interveio num evento de alto nível com o tema “Acelerando a Capacidade de Investimento de Infraestruturas no Sul Global”. “Neste evento defendemos a importância do investimento nas infraestruturas como a espinha dorsal para o desenvolvimento e progresso dos países”, afirmou, frisando a necessidade de infra-estruturas resilientes face a cheias, inundações e ciclones recorrentes em Moçambique.
A nível bilateral, o estadista moçambicano manteve encontros com o Presidente dos EAU e com o Sultan Ahmed Al-Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada e CEO da ADNOC (companhia estatal de petróleo e gás de Abu Dhabi, uma das maiores do mundo no sector energético) e Masdar, uma empresa de energia renovável e sustentabilidade.
Foram identificadas áreas prioritárias de cooperação, incluindo transporte e logística, recursos minerais, energia, saúde, educação, agricultura, digitalização e industrialização. Durante a visita, testemunhou-se a assinatura de cinco instrumentos de cooperação, entre eles memorandos nos sectores da saúde, farmacêutico, economia azul, proteção ambiental, empoderamento feminino e diplomacia.
No sector empresarial, Moçambique participou numa mesa redonda e manteve encontros com representantes de empresas dos Emirados Árabes Unidos e de outros países. O Presidente Chapo reforçou as oportunidades de investimento em Moçambique, incentivando as empresas a considerar o país como “um destino preferencial dos seus investimentos”.

