O País – A verdade como notícia

Ataque de crocodilos faz dois mortos em Gaza 

Ataque de crocodilos faz dois mortos e três feridos graves em Chaimite, no distrito de Chibuto, em Gaza. Na sequência das chuvas fortes,  oito comunidades estão sitiadas e outras 15 mil pessoas afectadas  em Chibuto e Massingir. Há também mais de mil hectares de produção diversa alagados.

Crocodilos arrastados pelas águas das chuvas atacam e matam duas pessoas , além de feridos graves nas comunidades de  Chaimite, no distrito de Chibuto, na província de Gaza.

“Evitem aproximar-se na zona do rio, porque, neste momento, é extremamente perigoso.  Com o arrasto das águas,  os crocodilos ceifaram  duas vidas e também feriram três pessoas, na semana passada, em Alto Changane”, revelou, a administradora de Chibuto, Cacilda Banze.

Enquanto isso, milhares de vidas estão sitiadas nos distritos de Chibuto e Massingir, e enfrentam, agora, dias e noites de incerteza.

“Primeira ponte para quem sai da aldeia de Machamba para Chimangue, não há transitabilidade aqui.” alertou um residente.

O administrador do distrito de Massingir, Sérgio Costa,  destaca  que há oito aldeias isoladas devido a fúria da chuva.

“E da localidade de Mucatine, em que temos cerca de oito comunidades na condição de isolamento em relação à Vila Sede. Preocupa-nos este facto porque estas comunidades têm a Vila Sede como seu ponto principal para a aquisição de produtos alimentares, para o seu dia-a-dia.” 

Cacilda Banze, no entanto, refere  que ” a baixa que liga o Alto Changane  com Maqueze, neste momento, atravessa-se de barco. Vai ser necessário acionarmos o sistema de apoio a estas famílias, tanto em alimentação, quanto em logística. Acima de 15 mil pessoas, mas nestes momentos estamos de olho”, frisou.

Face ao drama das populações, Banze garante que estão posicionadas algumas embarcações para garantir a travessia de quem precisa, já Sérgio Costa destaca limitações para aceder às zonas isoladas.

“249 quilômetros de estrada afectados, onde a circulação é totalmente condicionada ou mesmo impossível. Este facto faz com que o Governo também não tenha capacidade para fazer assistência de vida a essas pessoas.  O distrito necessita de duas embarcações para fazer face a acções de salvamento em caso de necessidade, mas também para permitir a ligação de uma comunidade para a outra”

Mas não para por aí, além de casas destruídas, a corrente das águas invadiu e deixou um rastro de destruição nas machambas nos dois distritos.

“Estamos a contar com inundações que já nos levaram  816,5 hectares de culturas e isso nos deixa preocupados. Estamos a falar de um horizonte de 1126 produtores que estão afetados” considerou, a administradora de Chibuto.

Já em Massingir, Sérgio Costa refere  que “16 casas foram destruídas, das quais quatro destruídas totalmente e 12 parcialmente. 377 hectares inundados, destes 223 totalmente perdidos”.

Com a previsão de chuvas fortes nos próximos dias, o Governo de  Chibuto e Massingir admitem que a situação pode sair do controlo, e exigir desde retirada das famílias, comida, água e medicamentos. 

Até terça-feira, foram contabilizadas  mais de  18 mil  pessoas em situação crítica nas sequências das chuvas que caem com intensidade há 5 dias em Gaza.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos