O País – A verdade como notícia

PRM mata e neutraliza membros de uma quadrilha em Nampula

A Polícia da República de Moçambique em Nampula alvejou mortalmente um integrante de uma quadrilha de assaltantes a mão armada, que fazia incursões em Nampula e Cabo Delgado. Na acção foi alvejado e capturado o líder da quadrilha e recuperadas três armas de fogo do tipo pistola que estavam na posse dos meliantes.

Foram dois meliantes baleados pela polícia, tendo um perdido a vida e outro ferido. O sobrevivente é tido como líder da quadrilha que com recurso a armas de fogo causava terror na cidade de Nampula. 

De acordo com o porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Nampula, trata-se de duas quadrilhas que criam terror nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, sendo que uma delas é composta por nove indivíduos e é indiciada em roubos e assaltos com recurso a armas de fogo. 

“Essa quadrilha, quando apercebeu-se que a Polícia da República de Moçambique estava em diligência com vista ao cumprimento de um mandato de busca e captura para sua neutralização e detenção de todos os integrantes da quadrilha, eles se colocaram em fuga. Porém, a Polícia teve a informação que uma parte dessa quadrilha encontrava-se no bairro de Namicopo, área de jurisdição da terceira esquadra, daí que incitou diligência que culminou com a neutralização de três indivíduos”, disse Dércio Samuel.

Entretanto, quando os mesmos aperceberam-se da presença policial no terreno, confrontaram a polícia usando armas de fogo e, de acordo com Dércio Samuel, “a polícia teve que responder imediatamente, onde foi possível alvejar dois desses elementos, onde os dois foram alvejados na parte inferior e foram imediatamente neutralizados e detidos, e um deles, infelizmente, veio perder a vida ao caminho do hospital e o líder dessa quadrilha foi socorrido ao Hospital Central de Nampula, onde até agora está sob custódia policial a receber tratamento”. 

Para além de Nampula, o grupo protagoniza assaltos também em Cabo Delgado. Um dos integrantes da quadrilha está à monte com um saco contendo armas de fogo, segundo a PRM.

“De referir que o líder da quadrilha escondia as armas, o material bélico, nas duas residências das suas esposas, o que preocupa a Polícia da República de Moçambique, porque há um dos integrantes dessa quadrilha que conseguiu fugir com algum material bélico. Foi aí que a polícia teve conhecimento de que uma parte desse material foi enviado para a província de Cabo Delgado e as outras estão em parte incerta com o marido de uma das senhoras que já está sob custódia da policia”, confirmou Dércio Samuel.

Para já, segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Nampula, “o trabalho operativo continua com vista à neutralização de todos os seis indivíduos ainda em falta, bem como à recuperação do material bélico em falta”.

Em consequência deste crime, a PRM neutralizou três mulheres tidas como esposas dos assaltantes, bem como o irmão do líder da quadrilha.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos