O País – A verdade como notícia

A primeira vez de Kamo-Kamo na era Gonçalves

Kamo-Kamo é a principal novidade na pré-convocatória dos Mambas para os jogos com Camarões, a 26 de Março, em Doula, e 30 no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo. Destaque ainda para Geraldo, médio do Amoura que volta a ser opção para Luís Gonçalves.

O núcleo duro mantém-se. Um sinal claro de que em equipa que ganha não se mexe. Aliás, a vitória na estreia diante do Ruanda, por 2-0, e a seguir empate a duas bolas com Cabo Verde conferem aos Mambas o estatuto de líderes do grupo “F” com quatro pontos.

Luís Gonçalves não é de inventar, mas porque não existem lugares cativos e há sempre uma janela aberta para quem se evidencia, Kamo-Kamo tem a primeira oportunidade nesta era para mostrar o seu real valor nos Mambas. O jovem médio foi observado, recentemente, pelo seleccionador nacional aquando da sua passagem por Portugal onde interagiu com os internacionais moçambicanos.

A propósito, Luís Gonçalves disse na conferência de imprensa do anúncio da pré-convocatória de 23 atletas: “nós estamos sempre atentos a novos valores que possam ajudar a selecção nacional”.

Para além de Kamo-Kamo, Luís Gonçalves chamou ainda Lau King, avançado da União Desportiva do Songo que constou nalgumas convocatórias do antigo seleccionador, Abel Xavier. Geraldo, médio do Amora FC de Portugal, regressa à selecção nacional depois de não ter sido chamado para os jogos com o Ruanda e Cabo Verde.

A União Desportiva do Songo, vice-campeã nacional, é a formação que mais contribui com maior número de jogadores, neste caso quatro: Sidique, Lau King, Guirrugo e Telinho.

A equipa técnica está ciente das dificuldades que o combinado nacional poderá enfrentar, até pela qualidade do adversário. “Se as pessoas se derem ao trabalho verem quais são os jogadores e onde evoluem, irão verificar que mais de 90% que evoluem nas melhores ligas europeias. E isso é um indicador”, alertou.

À Douala, os Mambas partem em grupos separados com os atletas que jogam internamente a viajarem dia 22, e os que actuam foram a seguirem dos seus pontos para o palco do jogo. Os internacionais moçambicanos que militam no estrangeiro deverão chegar aos Camarões no dia 23.

Luís Gonçalves prevê três sessões de treinos antes mesmo deste confronto inserido na 4.ª jornada do grupo F de qualificação ao CAN-2021, programadas para os dias 23, 24 e 25 de Março.
O secretário-geral da Federação Moçambicana de Futebol, Hilário Madeira, diz que a CAF está a monitorar a evolução do COVID-19, sendo que caso a situação se agrave irá actualizar as duas federações.
Sobre os prémios de jogo, disse que a Federação Moçambicana de Futebol está a acautelar que os mesmos sejam pagos antes da dupla jornada com Camarões.

Aliás, o SG assegurou ao “O País” que este processo- pagamento- já havia iniciado, tendo ainda frisado que haverá um bom ambiente no grupo de trabalho.

Eis a lista de convocados: Guirrugo, Victor e Frenque (guarda-redes), Mexer, Zainadine, Chico, Sidique, e Edmilson e Reinildo (defesas), Geraldo, Telinho, Kito, Genny Katamo, Kambala, Dominguez, Kamo Kamo (médios), Amancio, Witi, Clésio, Ratifo, Miquissone, Lau King e Reginaldo (avançados).

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos