O ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, foi preso neste sábado. Segundo a imprensa internacional, a prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal, mas não se trata do cumprimento de uma pena, mas de uma medida cautelar
Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde ficará em uma sala de Estado, um espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas.
Em nota oficial, citada pela imprensa brasileira, a Polícia Federal informou que cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido por decisão do Supremo Tribunal Federal.
Segundo a Globo, a prisão de Bolsonaro terá sido motivada pela garantia da ordem pública, uma vez que, na sexta-feira, o senador Flávio Bolsonaro convocou uma vigília em apoio ao ex-presidente.
Refira-se que Jair Bolsonaro foi condenado por cinco crimes: organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do património, numa pena que totaliza 27 anos e três meses.
A condenação ainda não transitou em julgado, mas segundo a imprensa brasileira a fase em que ainda pode apresentar recursos deve acabar nos próximos dias, sendo que a defesa quer recorrer a condenação.

