A Primeira Ministra, Benvinda Levi, conferiu, nesta segunda-feira, posse aos Directores-Gerais do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM) e da Administração Regional de Águas do Centro (ARA centro). Durante o seu discurso, a governante apelou por inovações e agilidade aos recém-empossados.
São Luís José Machava, que passa a ocupar o cargo de Director-Geral da APIEX, Feliz Pedro Malate, que vai ocupar o mesmo cargo no IPEME, Luís José Job Fazenda, indicado para o cargo de Director-Geral do ICM e Hilário Morais Pereira, Director-Geral da ARA-Centro. Para cada um, Benvinda Levi deixou recomendações específicas.
Ao recém-empossado Director-Geral da APIEX, Levi disse esperar que a instituição continue a consolidar o seu papel de porta de entrada para o investimento no país, assegurando que os projectos aprovados sejam efectivamente implementados, em tempo útil.
Por isso, a governante recomendou o aprimoramento dos mecanismos de promoção e divulgação, a nível interno e externo, das potencialidades e oportunidades de negócios existentes no país; o desenvolvimento de actividades que visam criar sinergias no âmbito do processo da industrialização do nosso país; e assegurar a operacionalização efectiva das zonas económicas especiais e francas industriais.
A Feliz Pedro Malate, Director-Geral do IPEME, a Primeira-Ministra recomendou a realização de acções que estimulem a criação, desenvolvimento e modernização das Micro, Pequenas e Médias Empresas nacionais; o aprimoramento dos mecanismos que assegurem a assistência técnica e capacitação institucional contínua das MPME’s, incluindo o aumento das incubadoras empresariais; a promoção de acções que concorram para o acesso a mais recursos para as MPME´s junto das instituições financeiras e/ou de outros mecanismos existentes; e continuar a promover o estabelecimento de parcerias e ligações entre as MPME’s e as grandes empresas nacionais e internacionais.
Ao novo Director-Geral do ICM, a governante apelou ao aprimoramento dos mecanismos e acções que garantem modernização da gestão, logística e comercialização de cereais, em estreita articulação e coordenação com os sectores privado e familiar; e o robustecer o sistema de compra, armazenamento, conservação e escoamento dos excedentes agrícolas, assim a constituição de reservas estratégicas de cereais.
Por fim, Benvinda Levi recomendou a Hilário Morais Pereira, Director-Geral da ARA-Centro, a Implementação de acções concretas que conduzam a uma melhor gestão dos recursos hídricos e mitigação dos impactos das cheias e secas; o aprimoramento de medidas e acções que assegurem a preservação da qualidade de água, tanto para o consumo, abeberamento animal e para irrigação; e a adopção e implementação de acções que permitam a expansão, melhoria e modernização das infra-estruturas hídricas, de modo a garantir disponibilidade de água segura quer para o consumo, assim como para a produção agrária e industrial.

