O País – A verdade como notícia

Mambas jogam pela honra hoje

Os Mambas defrontam ao início da noite desta terça-feira a sua congénere da Somália, em jogo da décima e última jornada do Grupo G da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026, prova que será disputada no Canadá, Estados Unidos e México. 

Agendada para o Estádio do Grand Complex D’Oran Hadefi capital argelina Argel, a partida contra a selecção somali vai servir apenas para o acerto de calendário para o combinado nacional, uma vez que já não tem hipótese de garantir uma vaga na maior prova futebolística planetária. 

Essencialmente, os Mambas vão jogar pela honra, daí que tanto os jogadores assim como a equipa técnica, têm a predisposição de fechar a fase qualificativa com uma vitória. O embate entre as duas equipas acontece cinco dias depois de o conjunto moçambicano ter averbado uma derrota caseira diante da Guiné-Conacri por 1-2, resultado que “enterrou” as esperanças de uma eventual qualificação para o Mundial. 

Na mesma jornada, os somalis também perderam em casa frente à Argélia por 0-3. O confronto entre as duas equipas na primeira volta da corrida à maior montra do futebol mundial terminou com a vitória da selecção nacional por 2-1, no Estádio Nacional do Zimpeto. 

Para esta missão, o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, conta com todos os jogadores disponíveis, facto que se evidenciou durante a preparação do jogo no território argelino, em que a equipa técnica incidiu o trabalho no aprimoramento dos aspectos técnicos e tácticos. Esta partida poderá, eventualmente, servir igualmente para o técnico lançar algumas unidades que ainda não mereceram a sua aposta, como são os casos do guarda-redes Kimiss Zavala, João Bonde e Keyns Abdala. O mesmo não se pode dizer em relação ao jovem artilheiro do Chingale de Tete, Ângelo Cantolo, que se estreou contra a Guiné-Conacri nos últimos minutos da partida. 

MELHOR PRESTAÇÃO DOS MAMBAS

Com 15 pontos na tabela classificativa, Moçambique registou uma das suas melhores prestações numa fase de qualificação para o Campeonato do Mundo chegando, inclusive, durante a campanha, a partilhar a liderança do Grupo G com a Argélia que, de resto, já assegurou uma vaga no Mundial, com um percurso imaculado, tendo em conta que foi a única selecção que não perdeu sequer um jogo. 

Feitas as contas, os Mambas, que no quadro geral somam agora cinco vitórias, quatro derrotas, 13 golos marcados e 17 sofridos, um registo que para Chiquinho Conde não está de todo mau olhando para as campanhas anteriores do conjunto moçambicano. Encerrada esta fase, a selecção irá virar as suas baterias para o Campeonato Africano de Futebol (CAN 2025), prova agendada para Dezembro, em Marrocos. 

Assinando a sua segunda presença consecutiva nesta competição, mesmo feito alcançado no intervalo de 1996 e 1998, os Mambas vão procurar alcançar a sua primeira vitória depois de na edição anterior terem registado uma presença notável ao impor dois empates diante dos colossos Egipto e Gana, ambos a duas bolas. 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos