O País – A verdade como notícia

PR reforça motivação dos mambas e anuncia incentivos antes do jogo contra a Guiné-Conacri

O Presidente da República dirigiu-se hoje à selecção nacional de Futebol, os  “Mambas”, para um encontro motivacional antes do jogo desta  quinta-feira contra a Guiné, a contar para o Grupo G das eliminatórias  do Campeonato Mundial de Futebol FIFA. 

Durante o encontro, Daniel Chapo sublinhou a importância da  representação nacional, destacou o trabalho da equipa técnica e  anunciou incentivos financeiros para os jogadores. 

“Quero em primeiro lugar endereçar os parabéns à equipa técnica,  liderada pelo mister Chiquinho Conde, à Federação Moçambicana de Futebol, ao Ministério da Juventude e Desportos e a todos os  jogadores da nossa Selecção que estão aqui. Eu vim aqui em nome  do povo moçambicano. Como sabem, a nossa Selecção quando está  a jogar é Moçambique que está em jogo”. 

O Chefe do Estado fez questão de salientar o trabalho meritório do  seleccionador nacional. “Nós estamos bastante satisfeitos com o  trabalho que tem sido realizado pela equipa técnica da Selecção  Nacional, liderada pelo mister Chiquinho Conde e a sua respectiva  equipa,” disse, notando que “o futebol avalia-se pelo resultado”. 

Acrescentou que a renovação da equipa e a integração de novos  talentos, lado a lado com jogadores experientes, é um sinal positivo de  uma “Selecção não só para o presente, mas também para o futuro”. 

Com a missão de reforçar a motivação para o embate contra a  Guiné, o Presidente Chapo anunciou o contributo de parceiros, o que  se traduzirá num prémio adicional para cada atleta. “Viemos aqui  também para motivar a Selecção. Nós temos parceiros que nos  disseram: Presidente, vai ter com a Selecção Nacional e diga a eles  que nós, em termos de prémios de jogo, vamos colocar mais 100 mil  meticais para cada jogador por aquilo que realmente merecem em  termos do resultado que vão obter,” revelou. 

O Presidente da República enalteceu o mérito dos atletas,  reconhecendo que estes “merecem muito mais do que isso,” mas que  o aumento do prémio representa “um sinal do esforço dos parceiros  que pretendem ver a nossa vitória hoje da Selecção Nacional rumo ao  Mundial”.

O estadista prometeu que o envolvimento do governo e de parceiros  para apoiar os “Mambas” será um “hábito,” referindo-se também à  mobilização de apoios para a continuação do Moçambola. 

A mensagem do Chefe do Estado foi clara quanto ao resultado esperado  para o jogo de hoje. Citando a famosa máxima do seleccionador, o  Presidente Chapo adaptou-a ao contexto actual: “O mister Chiquinho  Conde de tem dito que se não der para ganhar, não dá para perder.  Mas hoje dá para dizer que se não der para ganhar, dá para ganhar,  porque na fase em que nos encontramos já não temos muitas  soluções a não serem vitórias, ganhar”. 

Olhando para o futuro do desporto, o governante assumiu o  compromisso de melhorar as condições para os “Mambas,” classificando o jogador de futebol como um “artista” que necessita de  condições de excelência. “Nós precisamos começar a construir infra 

estruturas de qualidade […]. O jogador de futebol é um artista, sendo  um artista tem que ter condições para treinos, condições para estágio,  condições de habitação, condições de transporte para que  realmente possamos ter resultados que todos nós almejamos,” frisou. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos