A selecção nacional de futebol iniciou, nesta segunda-feira, a preparação para o embate de quinta-feira, diante da Guiné-Conacri, a contar para a nona jornada da fase de grupos de qualificação para o Mundial 2026. Na sessão desta segunda-feira, estiveram presentes 12 jogadores, com destaque para três “estrangeiros”.
A primeira sessão de treinos dos Mambas contou com a presença de 12 jogadores, nove dos quais que actuam internamente, e três deles fora de portas, nomeadamente Witi Quembo, Pepo Santos e Stanley Ratifo.
Porém, a grande novidade do dia é a ausência de Ricardo Guimarães, ou simplesmente Guima, que vai desfalcar o conjunto moçambicano, devido a problemas familiares devidamente justificados ao seleccionador nacional.
Chiquinho Conde terá anuído a ausência de Ricardo Guima nos Mambas, e, para o seu lugar, foi resgatado Clésio Baúque, jogador da Black Bulls, que já se apresentou aos trabalhos do conjunto moçambicano.
Face às ausências no primeiro treino, a equipa técnica priorizou aspectos de recuperação física, preferindo deixar os aspectos técnicos-tácticos para os treinos seguintes, nomeadamente hoje e amanhã, quando o grupo estiver completo.
Espera-se que todos os jogadores se apresentem até à manhã desta terça-feira, por forma a que estejam presentes nos dois últimos treinos em solo pátrio, antes do jogo de quinta-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto, a partir das 18h00, diante da Guiné-Conacri.
Ratifo, Gildo e Faisal de pé quente antes do jogo
Entretanto, dos jogadores convocados por Chiquinho Conde para os dois jogos de qualificação para o Mundial, apenas Reinildo Mandava não jogou pelo seu clube em virtude de estar a cumprir castigo pelo vermelho que viu há duas semanas.
Os restantes jogadores tiveram minutos na última jornada dos respectivos campeonatos, com destaque para Stanley Ratifo que fez um hat-trick na goleada imposta pela sua equipa, o Chemie Leipzig diante do VSG Altglienicke.
Faisal Bangal também deu o gosto ao pé ao apontar um dos três golos com que a sua equipa venceu na última jornada, enquanto Gildo apontou o tento de honra na derrota da sua equipa, no sábado.
Pepo, por seu turno, esteve em grande com uma assistência na vitória da sua equipa, Caldes SC, diante do Belenenses. Edmilson Dove, Alfonso Amade, Manuel Kambala e Mexer também foram titulares nas suas equipas, enquanto Witi, Bruno Langa, Geny Catamo e Diogo Calila foram suplentes utilizados, com o último deles a sair lesionado, sendo, por isso, dúvida para o jogo da quinta-feira.
Guiné já em Maputo para o jogo diante dos Mambas
Para já, a selecção nacional da Guiné-Conacri aterrou, na manhã desta segunda-feira em Maputo, para o jogo de quinta-feira, referente à nona jornada do grupo G de qualificação para o Mundial 2026.
Ainda assim, foram 17 dos 25 jogadores convocados pelo seleccionador guineense que chegaram, nesta segunda-feira, ao solo moçambicano, esperando-se que os restantes cheguem até à manhã desta terça-feira para o arranque dos trabalhos.
Recorde-se que, no jogo da primeira volta entre as duas selecções, Moçambique venceu por uma bola sem resposta com golo de Geny Catamo.

