A primeira-ministra desafia a nova inspectora-geral da Inspecção Nacional das Actividades Económicas, INAE, a reforçar medidas de combate à venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Do novo director da Agência do Vale do Zambeze, Benvinda Levi exige acções de redução da pobreza.
Depois de mais de dois meses vago, o cargo de inspector-geral das Actividades Económicas foi formalmente ocupado nesta quinta-feira.
Shaquila Moahmed é a nova dirigente da INAE – em substituição de Rita Freitas, que esteve na liderança durante vários anos – e foi empossada pela primeira-ministra, Benvida Levi.
“A senhora Shaquila deve ter a sua liderança focada no aprimoramento de acções de prevenção, educação e não apenas na punição. É fundamental ensinar, sensibilizar e orientar operadores económicos para que conheçam e cumpram as normas que regem a sua actividade”, disse a primeira-ministra.
Juíza de profissão, antes afecta ao Conselho Superior de Magistratura Judicial como inspectora, Moahmed foi desafiada a combater, de forma dura, a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos de idade, num contexto em que se assiste ao consumo destes produtos até nas escolas.
“O INAE deve aprimorar mecanismos que permitam prevenir e combater a contrafacção, a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, o comércio e prestação de serviços ilegais, práticas que mancham os agentes económicos e prejudicam o país.”
A empossada assume as pastas ciente de desafios como o combate à corrupção interna e à venda de produtos fora do prazo.
“Nós vamos seguir as recomendações, primeiro prevenindo. A INAE não tem só a parte de repreensão, mas também de prevenção. Iremos seguir as orientações no sentido de prevenir, monitorar, fiscalizar e tomar medidas quando necessário”, disse Shaquila Moahmed.
O novo director-geral da Agência do Desenvolvimento do Vale do Norte foi também empossado nesta quinta-feira e desafiado a focar as suas acções na redução da pobreza.
“Constitui missão desta agência capitalizar o potencial agrícola, hidroeléctrico, turístico, mineiro e ambiental existente nesta região do nosso país, em factor dinamizador de desenvolvimento, com elevado impacto na vida da população.”
Para tal, o empossado promete mobilizar recursos.
“Vamos seguir as recomendações. A mobilização de recursos é uma das missões da Agência do Vale do Zambeze. Na verdade, a principal missão é a transformação das receitas de recursos fósseis em programas de desenvolvimento sustentavel.”
Os empossados foram também desafiados a agir com ética, no exercício das suas funções.