O País – A verdade como notícia

Mambas iniciam “operação Ruanda e Cabo Verde”

A selecção nacional de futebol, os Mambas, inicia amanhã a preparação para a dupla jornada inaugural da fase de grupos de qualificação ao CAN dos Camarões, nomeadamente diante do Ruanda, na quinta-feira, e Cabo Verde, no domingo.

São dois jogos importantes que os Mambas terão esta semana, rumo ao Campeonato Africano das Nações, o CAN 2021, que terá lugar nos Camarões. O primeiro deles é diante do Ruanda, na quinta-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto, sendo que o segundo é no domingo, na cidade de Praia, diante da Cabo Verde, duas selecções que disputam com o combinado nacional a vaga para a fase final do CAN. É que a outra vaga do grupo já está entregue ao anfitrião, os Camarões, que disputam esta fase de grupos apenas para rodar a sua selecção.
Vale isto dizer que no Grupo F os Camarões estão automaticamente qualificados, independentemente da posição em que terminar nesta fase, ou seja, se os Camarões classificarem em primeiro lugar, passam com o segundo classificado; se ficarem em segundo no grupo, qualificam-se juntamente com o primeiro; e se terminarem em terceiro ou quarto lugar, qualificam-se juntamente com o primeiro do grupo.
Ou seja, passa do Grupo F, uma das três selecções, Cabo Verde, Moçambique ou Ruanda.

Entretanto, Luís Gonçalves chamou para esta dupla jornada 23 jogadores vindos de vários campeonatos nacionais, com destaque para os estrangeiros, nomeadamente de Portugal, França, Alemanha, Cazaquistão, Turquia e África do Sul, que se juntam aos jogadores do Costa do Sol, Ferroviário de Maputo, Desportivo Maputo e União Desportiva de Songo, equipa que contribui com maior número de jogadores.

Estes jogadores reuniram-se a partir de ontem, domingo, devendo os estrangeiros, na sua maioria, chegar esta segunda-feira, para integrar o grupo, por forma que a partir de amanhã a equipa técnica nacional tenha todos disponíveis para o embate da quinta-feira.

Sabe-se que para esta etapa, os Mambas terão apenas uma sessão bi-diária, nomeadamente amanhã, terça-feira, sendo que na quarta-feira o treino será no período da manhã, estando reservado o final da tarde para o treino de adaptação ao relvado, por parte da selecção do Ruanda, segundo regulamento da FIFA.

Mambas em vantagem sobre Ruanda e Cabo Verde
No confronto entre Moçambique e os adversários desta semana, o combinado nacional tem um saldo nulo diante do Ruanda, selecção com a qual soma uma derrota e uma vitória. Em 2015, no Zimpeto, os ruandeses venceram por uma bola sem resposta, num jogo que ditou o afastamento de João Chissano do comando técnico dos Mambas, e em 2016, já com Abel Xavier, a selecção nacional foi a Kigali vencer por claros 2-3, totalizando três golos marcados e igual número sofridos. Ou seja, um saldo nulo diante do primeiro adversário na fase de grupos.
Dai antever-se um jogo de muitas emoções e em que os Mambas estão proibidos de perder pontos.

Relativamente a Cabo Verde, o combinado nacional leva uma vantagem nos confrontos directos, uma vez que em três jogos venceu dois e perdeu um. Na fase de qualificação ao CAN-2015, no Estádio da Machava, os Mambas venceram por duas bolas sem resposta e, na Praia, os cabo-verdianos venceram a tangente.

Mas há o registo de mais um jogo particular, realizado em Portugal, em que os moçambicanos venceram a tangente, tendo, por isso, vantagem no confronto directo, bem como nos golos, pois marcaram três e sofreram apenas um.

Eis os convocados:
Guarda-redes:
Guirrugo (União do Songo)
Victor (Costa do Sol)
Franque (Ferroviário de Maputo)

Defesas:
Mexer (Bordéus da França)
Zainadine (Marítimo de Portugal)
Infren (União do Songo)
Chico (Ferroviário de Maputo)
Edmilson Dove (Cape Town, África do Sul)
Reinildo (Lille, França)
Sidique (Desportivo Maputo)

Médios:
Telinho (União do Songo)
Kito (Ferroviário de Maputo)
Salomão (Costa do Sol)
Kambala (Baroka FC, África do Sul)
Dominguez (Bidvest Wits, África do Sul)
Geny Catamo (Sporting de Portugal)

Avançados:
Amâncio (Vitória de Setúbal, Portugal)
Witi (Nacional de Portugal)
Clésio (Gabala, Turquia)
Ratifo (Pforzheim, da Alemanha)
Luis Miquissone (União de Songo)
Maninho (Ferroviário da Beira)
Reginaldo (Shakthar)

Rui Águas chama dois estreantes para embates com Camarões e Moçambique

Os internacionais cabo-verdianos Djaniny, Garry Rodrigues, Diney Borges e Jamiro Monteiro estão de regresso à convocatória da seleção nacional de Cabo Verde para o duplo compromisso com os Camarões e Moçambique, numa lista marcada pela chamada dos futebolistas residentes Ken e Jacknick.

O guarda-redes Kevin “Ken” Sousa do Batuque de São Vicente e o defesa Jacknick do Boavista da Praia integram pela primeira vez a seleção principal que se prepara para os dois jogos a serem disputados a 14 do corrente em Camarões e 18 no Estádio Nacional, na cidade da Praia, respectivamente.

Tanto Kevin como Jacknich estiveram na seleção principal que representou Cabo Verde no Torneio UFOA, em outubro, no Senegal. Destes dois jogadores, Jair Garcia, irá integrar a segunda parte do estágio, que será de preparação para a recepção a Moçambique, no dia 18.

Cabo Verde está no Grupo F de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) e para além dos Camarões e Moçambique, tem ainda pela frente o Ruanda.

A fase final do Campeonato Africano das Nações disputa-se no verão de 2021, nos Camarões.

Eis a lista dos convocados da selecção de Cabo Verde:
Guarda-redes: Vozinha (AEL Limassol, Chipre), Mário Évora (Águeda, Portugal) e Kevin Sousa (Batuque, Cabo Verde).
Defesas: Tiago Almeida (Académico de Viseu- Portugal), Jacknick (Boavista Futebol Clube da Praia/ Cabo Verde), Lorenzo Fonseca ( Sparta Rotterdam – Holanda), Carlos ‘Ponck ( Basaksehir – Turquia), Diney Borges ( FAR Rabat- Marrocos), Stopira (MOL Vidi FC- Hungria), Elvis Mendes (Louletano – Portugal).

Médios: Jeffrey Fortes (Excelsior – Holanda), Jamiro Monteiro (Philadelphia Union- EUA), Hélder Tavares – (Altay -Turquia), Bruno Leite ( Haugesund- Noruega), Rodrigo Lima ( SC Braga -Portugal).
Avançados: Garry Rodrigues (Fenerbahçe – Turquia), Ryan Mendes (Al Sharjah-Emirados Árabes Unidos), Heldon Ramos (Al Taawon- Arábia Saudita), Júnior Sena (Leixões- Portugal), Ricardo Gomes (Al Sharjah- Emirados Árabes Unidos), Zé Luís (FC Porto-Portugal) e Julio Tavares (Dijon – França).

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos