O País – A verdade como notícia

Rebeldes do M23 retiram forças da última cidade congolesa conquistada

FOTO: PÚBLICO

A Aliança do Rio Congo, que inclui o grupo rebelde Movimento 23 de Março, anunciou  a retirada das suas forças da cidade de Walikale, na República Democrática do Congo.

Em conformidade com o cessar-fogo unilateral declarado a 22 de Fevereiro de 2025, e para apoiar as iniciativas de paz no leste da República Democrática do Congo, o AFC-M23 decidiu deslocar as suas forças da cidade de Walikale, na província de Kivu do Norte e arredores.

O porta-voz do grupo rebelde, Lawrence Kanyuka, apelou aos habitantes de Walikale e aos seus líderes comunitários para que tomem as medidas necessárias para garantir a segurança e a protecção da população civil e dos seus bens durante esta transição.

O M23 assumiu o controle de Walikale, o centro administrativo do território de Walikale e uma região rica em minerais, especialmente ouro, na quarta-feira à noite.

Walikale, que tem cerca de 15.000 habitantes, está situada a pouco mais de 120 quilómetros a noroeste de Goma, a capital do Kivu do Norte, que foi capturada pelo M23 em Janeiro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos