O País – A verdade como notícia

Combates entre milícias provocam mais de 10 mortos na RCA

Combates entre milícias da coligação anti-Balaka e o grupo União para a Paz no sul da República Centro-Africana (RCA) provocaram mais de 10 mortos.

Os combates ocorreram nas localidades de Bangao e Liotom, na prefeitura de Ouaka, no sul do país, afirmaram os responsáveis da Missão das Nações Unidas no país (MINUSCA, na sigla em inglês), que falaram de pelo menos 12 mortes, sob anonimato.

"As pessoas fugiram para selva e as localidades à volta ficaram desertas", adiantou à AFP Benoît Nguipouganza, diretor da ONG Caritas, em Bambari.

A UPC emitiu um comunicado em que acusa os anti-Balaka de a ter atacado e matado "11 pessoas". Os anti-Balaka ainda não reagiram.
A RCA caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-Balaka.

Um acordo de paz foi assinado em Cartum, capital do Sudão, no início de Fevereiro pelo Governo e por 14 grupos armados. Um mês mais tarde, as partes entenderam-se sobre um governo inclusivo, no âmbito do processo de paz.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos