As principais bacias hidrográficas da região Norte de Moçambique, nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, poderão registar uma subida significativa dos seus níveis hidrométricos e aumento de escoamento, em consequência da precipitação provocada pela passagem do ciclone tropical Chido.
De acordo com o boletim hidrológico da Administração Regional de Águas do Norte, (ARA-NORTE), emitido neste domingo, há necessidade de as comunidades observarem as pertinentes medidas de precaução e evitarem a travessia dos cursos de água, segundo escreve a Agência de Informação de Moçambique.
Das seis principais albufeiras da região, duas delas, nomeadamente as de Nacala e Mugica, na província de Nampula, apresentam níveis de enchimento na ordem dos 87,2 e 65,8 por cento, respectivamente, revela o comunicado da ARA-NORTE.
Mas não só. A mesma nota dá conta de que a albufeira da barragem de Chipembe, na província de Cabo Delgado, tem um enchimento na ordem de 50,6 por cento, as de Locumue e Mitucue, ambas na província de Niassa, de 40 e 35,6 por cento, e a de Nampula, na capital provincial com o mesmo nome, situa-se em 30,2 por cento.
A ARA-Norte explica, porém, que estas informações estão em constante actualização, uma vez que a chuva continua a cair de forma intermitente um pouco por toda a região.