Arranca, este fim-de-semana, a segunda e decisiva volta da Poule e Apuramento ao Moçambola-2025, com as equipas a entrarem para o sprint final na tentativa de chegar à finalíssima de cada uma das zonas do país. Incomáti de Xinavane quer cimentar a sua posição e garantir logo um lugar na decisão final.
Ainda que não seja a jornada das decisões, mas é o início dos posicionamentos daquelas equipas que estão na disputa do primeiro lugar de cada série das respectivas zonas em disputa.
Uma jornada que vai começar a definir os possíveis vencedores das séries, que vão disputar as finalíssimas regionais para o apuramento ao Moçambola-2025.
Pela zona sul, Desportivo da Matola e Incomáti de Xinavane estão bem destacados nas suas séries. Mas terão que cumprir, este fim-de-semana, se quiserem, de facto, lutar pela vaga no próximo Moçambola.
Os “alvi-negros” da Matola deslocam-se so difícil terreno de Chibuto para defrontarem os “guerreiros” de Gaza. Relançados na disputa, a turma de Chibuto sabe que uma vitória coloca a equipa na frente da tabela classificativa e vinga-se da derrota da primeira volta. É, a esta altura, o jogo de destaque da série A da zona sul.
No outro jogo, o Estrela Vermelha vai a Massinga defrontar a, até agora, frágil formação do Temusa Costa do Sol, que somou por derrotas os três jogos disputados. Os “alaranjados” estão em melhores condições de vencer e podem chegar ao topo em função do resultado do outro jogo.
Na série B o Incomáti de Xinavane pode continuar a liderar e posicionar-se nessa luta, bastando vencer as Águias Especiais de Xai-xai. Aliás, é favorito a vencer em sua casa, e esperar pelo tropeço do Maxaquene na recepção ao Ferroviário de Inhambane.
Os resultados da primeira volta podem ser repetidos, mas tanto o Incomáti de Xinavane, que venceu por 0-1 em Gaza, bem como o Maxaquene, que foi a Inhanane vencer por 0-2, deverão mostrar em campo o seu favoritismo.
Está claro que na série B o Incomáti de Xinavane e o Maxaquene vão decidir o lugar na finalíssima zonal, provavelmente na última jornada.
Liga Desportiva de Sofala procura vingar-se da derrota na jornada passada
na zona centro ainda muito há por se disputar, nas duas séries, onde todas equipas ainda tem possibilidades de chegar à finalíssima. Na série A Liga Desportiva de Sofala tem oportunidade de se vingar da derrota caseira na semana passada, quando receber o Matchedje de Chimoio para a quarta jornada.
O Matchedje de Mocuba, embalado pela vitória fora de portas e no terreno do directo adversário, vai querer ampliar a sua pontuação quando receber o Ferroviário de Moatize, depois de ter derrotado o mesmo adversário na primeira volta.
Na série B o Chingale de Tete pode avançar na tabela classificativa, bastando para tal derrotar a Só Protecção de Quelimane este domingo. É um adversário que ainda não pontuou e, por isso, com favoritismo todo para os “canarinhos” de Tete, que podem aproveitar-se do resultado incógnito do jogo entre Trans SK Company de Chimoio e o FC da Beira.
Em caso de empate entre estas duas equipas e uma vitória do Chingale, tudo pode ficar claro no que diz respeito ao vencedor da série. Mas claro, tudo ainda pode acontecer nesta região do país.