O País – A verdade como notícia

Chiquinho Conde participa no simpósio de treinadores da CAF

O seleccionador nacional dos Mambas, Chiquinho Conde, está entre os 50 treinadores das várias selecções do continente que participam no Simpósio de Treinadores da Confederação Africana de Futebol (CAF),  evento que decorre em Abidjan, Costa do Marfim. 

Chiquinho Conde junta-se a outros técnicos de renome no continente, com destaque para  Emerse Faé, responsável pela conquista do CAN-2023 por parte da Costa do Marfim, José Peseiro, ex-seleccionador da Nigéria, Avram Grant (Zâmbia) e Sébastien Desabre (RD Congo). 

O evento tem em vista analisar o desempenho das equipas nacionais no CAN-2023, prova que foi disputada em Janeiro, na Costa do Marfim. O simpósio vai promover ainda discussões profundas sobre o legado da competição e o impacto duradouro do futebol africano no cenário mundial. 

Servirá ainda como uma oportunidade para os treinadores partilharem experiências e explorarem novas abordagens, para melhorar o desempenho das selecções africanas.

Para Chiquinho Conde, que chegou a Abidjan na noite desta quarta-feira, esta iniciativa é vital para o futuro do futebol no continente. “A CAF está a criar um espaço único para treinadores de todo o continente se reunirem e discutirem o futuro do futebol africano”, anota o seleccionador nacional. 

Conde considera ainda que o simpósio constitui um passo importante para melhorar as selecções e elevar o nível competitivo do futebol africano, de tal sorte que “estou muito entusiasmado por participar e espero aprender muito com as experiências dos meus colegas”, disse o técnico. 

O seleccionador moçambicano destacou, igualmente, a importância do legado deixado pelo CAN 2023. “A última edição foi histórica e serviu de referência para todos nós. É fundamental que discutamos as lições apreendidas e, acima de tudo, encontremos formas de transformar esse sucesso em melhorias constantes no futebol africano”, explica Chiquinho Conde.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos