O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para a continuidade do calor intenso e ar quente em todas as regiões do país. A subida drástica de temperatura pode estar associada às mudanças climáticas e aconselha o público a hidratar-se o suficiente para evitar problemas de saúde.
O país regista, desde a semana passada, uma crescente vaga de calor em quase todas as províncias, mesmo antes da chegada do período de verão.
O INAM explica que a situação poderá continuar acompanhada por uma massa de ar quente.
Estamos numa fase que se associa à fase de transição entre inverno e verão e é característico esse tipo de evento nesta estação do ano, porém, a região está a ser atravessada por uma massa de ar extremamente quente, com um pouco de humidade. Por causa disso, nós emitimos o alerta de calor intenso para hoje, e estamos a monitorar os efeitos e a evolução deste tempo quente”, disse Lelo Taiobe, Meteorologista.
Devido às mudanças climáticas, a tendência actual é de mais dias de calor comparativamente ao cenário normal. Aliás, nas próximas 24 horas poderá haver algumas mudanças, alerta o meteorologista.
“Amanhã, esperamos uma descida acentuada da temperatura, principalmente na província e cidade de Maputo, e algumas partes da província de Gaza, mas essa descida acentuada não significa frio”, explicou.
As cidades de Pemba, Maputo e Xai-Xai são as que apresentam uma subida rápida de temperatura durante o dia, e o INAM aconselha o público a hidratar-se o suficiente para evitar problemas de saúde.