O País – A verdade como notícia

Reconstrução pós ciclones: há apoios internacionais que ainda não foram desembolsados

Representantes de dois continentes (Moçambique e Portugal) juntaram-se esta quinta-feira em Portugal para falar das relações entre Europa e África.

Moçambique foi o destaque do primeiro painel com dois presidentes como oradores a falarem sobre a reconstrução depois dos ciclones Idai e Kenneth. Ao lado do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o estadista moçambique começou a falar das necessidades e dos planos para o futuro.

Falando hoje em Portugal no Fórum Euro-África, o Presidente da República, Filipe Nyusi disse que há apoios internacionais prometidos para o processo de reconstrução pós ciclones que ainda não foram desembolsados. Nyusi afirmou que o facto faz com que muitas famílias ainda sofram carências.

O estadista moçambicano usou ainda da ocasião para falar de pontos ainda em aberto em relação a solidariedade internacional.

Em relação a ajuda já desembolsada e ainda por desembolsar, o Presidente garante que haverá transparência na gestão e aplicação. Da parte de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa olhou para frente confirmando existirem sinais claros que há um futuro promissor para Moçambique.

Os dois Presidentes terminaram reafirmando a irmandade e o desejo de cooperar para a superação dos principais desafios por ambos enfrentados.

Reconstrução Fórum Euro-África

O Director Executivo do Gabinete de Reconstrução, Francisco Pereira diz que muitas empresas moçambicanas conseguiram estabelecer parcerias que vão ajudar no processo de reconstrução pós ciclones. Já empresários defendem que o sector privado deve aproveitar no novo ciclo económico que se abre para Moçambique para buscar oportunidades.
 
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos