O Banco Mundial está a financiar com 47 milhões de dólares na gestão florestal nas províncias da Zambézia e Cabo Delgado. Com o investimento, o MITADER tem a responsabilidade de garantir condições propícias de gestão de florestas e terras em áreas já selecionadas naquelas duas províncias do centro e norte do país.
A fotografia do desmatamento das florestas não é das melhores a escala nacional. Todos os anos Mais de duzentos mil hectares são desmatados. O projecto de investimento florestal designado (MozFip), coordenado pelo Ministério da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural, está a promover plantações florestais em nove distritos da Zambézia e sete distritos de cabo delgado.
“200 mil hectares que eram desmatados por ano, mas o último estudo que foi feito do relatório de desmatamento que foi divulgado a pouco tempo essa taxa subiu para 0.78 por cento”, disse Faruk Tavares-Técnico Florestal/FNDS
O processo de reflorestamento está a decorrer em coordenação com as comunidades e sector privado naquelas duas províncias do centro e norte do país.