O Supremo Tribunal americano de Colorado decidiu que Donald Trump não pode concorrer nas eleições presidenciais de 2024. A instituição diz que o ex-presidente é inelegível por ter promovido uma rebelião em 2021, durante o ataque ao Capitólio.
Com uma maioria de quatro votos a favor e três contra, o Supremo Tribunal do Colorado decidiu que o ex-presidente Donald Trump está desqualificado para as eleições presidenciais norte-americanas agendadas para 2024.
Esta desqualificação limita-se a apenas um Estado dos Estados Unidos da América, no caso o de Colorado.
Segundo escreve a imprensa internacional, a decisão é justificada pelas acções de Trump durante as últimas eleições.
“Donald Trump participou numa insurreição ao incentivar o ataque ao Capitólio, e por isso, não é um candidato elegível. Agiu com a intenção específica de incitar à violência política e direcioná-la para o Capitólio, a 6 de Janeiro de 2021, com o objectivo de impedir a certificação da eleição”, justificou o Tribunal.
Com isso, o nome do ex-presidente republicano será retirado do boletim de voto no Colorado.
Trata-se do primeiro tribunal dos Estados Unidos a aplicar a cláusula de desqualificação a Donald Trump. Entretanto, apesar de cingir-se apenas ao Colorado, o Supremo Tribunal dos EUA poderá decidir alargar a inelegibilidade de Donald Trump a mais estados.
O Ex-presidente Donald Trump lançou a sua pré-candidatura a presidente dos Estados Unidos da América em Novembro do ano passado.