Filipe Nyusi dirigiu, ontem, as cerimónias centrais do 07 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, na cidade de Maputo, local onde depositou uma coroa de flores na Praça dos Heróis. O dia coincide com a passagem do quadragésimo oitavo aniversário da morte de Josina Machel.
Durante a sua intervenção no local, o Chefe do Estado reconheceu os esforços da mulher moçambicana, na luta pelas conquistas nacionais, tendo-a encorajado a continuar a trabalhar, com persistência e resiliência, para o desenvolvimento do país, enaltecendo os esforços da mulher em ocupar cargos de chefia e sua inserção em todas as áreas de actividade.
O presidente da Republica, Filipe Nyusi, considera que “a mulher operária, camponesa, funcionária, estudante, mulher nas Forças de Defesa e Segurança, empregada doméstica, a mulher desempregada é nossa parceira no processo de desenvolvimento do país e por isso é imperioso que ela faça parte deste mesmo processo”.
O chefe de Estado fez uma actualização do trabalho que as autoridades desenvovem diariamente para minimizar os efeitos provocados pelo ciclone Idai, tendo em seguida se referido aos esforços tendentes a melhorar a condição dos afectados pelo Ciclone Idai, “começamos a fase de assistência humanitária dos afectados e face à eclosão da cólera e outras doenças montamos centros de tratamento no dia 3 de Abril e iniciamos com a campanha de vacinação contra à colera que afecta algumas zonas de onde esperamos vacinar mais de oitocentas mil pessoas. A nossa prioridade, agora, é a reposição dos serviços sociais básicos como estradas, energia, água, comunicação, identificação de terrenos para o reassentamento efectivo das populações e avaliação de perdas e danos para facilitar o processo de recuperação e reconstrução”.