O Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) decidiu anular o jogo entre a Associação Desportiva de Vilankulo e o Ferroviário de Lichinga, partida que foi realizada no Estádio Municipal de Vilankulo, recinto interditado pela Federação Moçambicana de Futebol.
Além de anular o jogo, o Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol instruiu, ainda, a Direcção do organismo que gere o Moçambola a remarcar a partida.
Nesse sentido, a Associação Desportiva de Vilankulo deverá indicar um outro campo aprovado pela Federação Moçambicana de Futebol, sem prejuízo de coordenação com a Liga Moçambicana de Futebol.
O Ferroviário de Lichinga havia apresentado um protesto na sequência da realização do jogo no Estádio Municipal de Vilankulo, recinto que não reúne condições para acolher jogos do Moçambola. A Liga Moçambicana de Futebol, depois de analisar os factos, julgou-o procedente.
“A bem da verdade, vale igualmente sublinhar que aquela decisão da FMF simplesmente formalizou factos que se puderam observar no dia do jogo: que o Campo Municipal de Vilankulo não dispõe de condições mínimas, de quaisquer natureza, para a realização de um jogo de futebol, quanto mais de alta competição.”
O estádio só poderá voltar a ser usado assim que forem corrigidas as irregularidades, tal como o Departamento de Licenciamento de Clubes da Federação Moçambicana de Futebol recomendou à Associação Desportiva de Vilankulo.
Aliás, esta formação já havia disputado o jogo da Taça de Moçambique ZAP, frente ao Ferroviário de Maputo, no Estádio Municipal de Vilankulo.
Sobre esse assunto, a Federação Moçambicana de Futebol recomendou à Associação Desportiva de Vilankulo que realize os seus jogos do Moçambola no Campo Municipal de Maxixe, que recentemente se beneficiou de uma requalificação.
Os árbitros indicados pela Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) para dirigir esta partida não se deslocaram a Vilankulo, tendo a Liga Moçambicana de Futebol recorrido a juízes amadores, que se encontravam nas bancadas do Estádio Municipal de Vilankulo. Os “hidrocarbonetos” acabaram por vencer a partida por quatro bolas a duas.
As reclamações sobre o estado do piso desta infra-estrutura desportiva não são de hoje. Ano passado, muitas formações que se deslocaram ao Estádio Municipal de Vilankulo contestaram o facto de se insistir em marcar jogos para este recinto.