O País – A verdade como notícia

MDM condena a violência protagonizada por seus membros e da Frelimo na Beira

O porta-voz do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) diz que o partido condena os actos de violência perpetrados, no último domingo, durante as celebrações dos 116 anos da cidade da Beira, por apoiantes daquela formação política e dos membros da Frelimo.

Ismael Nhacucue, reagindo hoje à situação, apelou aos outros partidos para que pautem por tolerância e respeito no período eleitoral que se aproxima.

“Acompanhámos com tristeza o que aconteceu na cidade da Beira. É de repudiar com veemência qualquer atitude de conflito, por causa das eleições. O momento das eleições é de festa, em que toda a sociedade deve reflectir, a pensar na governação, naquilo que é melhor para o povo, a trocar ideias e não podemos tolerar que haja escaramuças, em qualquer que seja a convivência entre partidos políticos”, disse.

Segundo a fonte, Lutero Simango, Presidente do MDM, já se encontra no “terreno” para se inteirar dos sucedido, mas também para reforçar a mensagem de tolerância política e respeito mutuo.

Porém, segundo Nhacucue, há necessidade de os outros partidos, com particular destaque para a Frelimo, assumirem e partilharem com os seus militantes que “ter ideias contrárias não significa serem inimigos”.

Ouvida a Frelimo, através da porta-voz, Ludimila Magune, garante estar a fazer o mesmo trabalho, a nível da base, para evitar que cenários destes voltem a ocorrer.

“Independentemente de se tratar de partidos diferentes, não há motivos que possa abrir espaço para situações semelhantes às que assistimos na Beira. Estamos todos a preparar a campanha eleitoral e queremos que seja um processo pacífico, porque, nesse período, vamos cruzar-nos várias vezes, com cada um a fazer a sua campanha, então não tenhamos situações destas, pois mancha todo o trabalho que, como partido, estamos a fazer”, defendeu.

A Frelimo condena a atitude, sem apontar culpados, defendendo que tais atitudes não engrandecem a ninguém.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos