O País – A verdade como notícia

Acidentes de viação são a maior causa de morte violenta em Moçambique

Foto: O País

As maiores vítimas são crianças dos 5 aos 14 anos. Os dados constam de um estudo sobre as maiores causas de morte em Moçambique, divulgado pelos Institutos Nacionais de Saúde e Estatística.

Afinal, o que mais mata é Moçambique? A resposta a esta pergunta foi dada esta semana pelos institutos responsáveis pela Saúde e Estatística. E uma das constatações é que os acidentes de viação e outras formas de morte violenta estão agora no top 3 das causas de mortalidade no país.

Se em 2007, as três maiores causas de morte em Moçambique eram a malária, HIV/SIDA e mortes perinatais, aquelas que antecedem ou sucedem o nascimento, o cenário mudou nos últimos 14 anos.

Os acidentes de viação entraram para a lista das três maiores causas de morte, estando apenas abaixo do cancro e do HIV/SIDA.

A sinistralidade rodoviária faz parte do grupo das mortes por trauma, ou seja, mortes violentas. Se em 2007, 4% do total de mortes aconteciam por causas violentas, a percentagem duplicou, situando-se em 2021 em 8%.

Acidentes de viação são a maior causa de morte violenta. São responsáveis por 26 por cento deste tipo de óbito. Seguem-se quedas com 22%, homicídios com 15%, suicídios com 11%, afogamentos e submersões 10% e outras causas juntas ocupam 16%.

O relatório sobre as principais causas de morte aponta ainda que as pessoas que mais morrem por acidentes de viação e quedas tem entre 5 a 14 anos, com 18% dos óbitos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos