O Presidente da República é um dos convidados para a COP 28, a ter lugar em Novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O convite foi feito esta quinta-feira pelo Sheik Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos.
Segundo a Presidência da República, o convite “é o reconhecimento da capacidade e experiência do país na resiliência ao impacto das mudanças climáticas, através de desenvolvimento de estratégias locais de limitação do risco com recurso a acções de mitigação e adaptação aos eventos”, tendo em conta que tem sido frequentemente assolado por eventos climáticos extremos.
Entre as agendas da COP 28 está o debate sobre o balanço global no que diz respeito ao avanço dos países para atingir a meta do Acordo de Paris, de limitar, até 2050, a elevação da temperatura do planeta a 1,5ºC, com o objectivo de manter o aquecimento global em níveis seguros.
Os planos nacionais sobre mudança climática de muitos países, conhecidos como Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), serão apresentados pelos países participantes e, segundo a Presidência, “Moçambique irá destacar a necessidade do uso de energias de baixa emissão de carbono e baseada em fontes renováveis, como alternativa, a médio e longo prazo, à matriz energética actual focada nos combustíveis fósseis”.