O País – A verdade como notícia

“Habemus” jogo de decisões amanhã na UEM

Foto: CFVM

Ferroviário de Maputo e Costa do Sol defrontam-se, esta terça-feira, às 18h30, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, no jogo 2 do “play-off” da final do Campeonato da Cidade de Basquetebol em seniores femininos. Em vantagem de 1-0, depois de ter vencido o Costa do Sol na passada quinta-feira 54-38, em partida disputada no pavilhão da A Politécnica, o Ferroviário pode conquistar a prova se voltar a ganhar.

A chuva que caiu no passado sábado na capital do país colocou a nu os problemas dos pavilhões da Universidade Eduardo Mondlane, palco do jogo 2 da final do Campeonato da Cidade em seniores femininos, e Maxaquene, recinto que acolhe partidas da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.

Curiosamente, e para o espanto de quem goza de bom senso, os dois recintos que beneficiaram de obras de melhoramento aquando da realização dos malfadados Jogos Africanos, com o dinheiro injectado a vir do erário público, e, recentemente, para acolherem provas internacionais, ficaram condicionados para a prática do basquetebol devido a problemas de infiltração de água.

Na UEM, por exemplo, o duelo entre o Ferroviário de Maputo e Costa do Sol teve que ser cancelado quando faltavam 4:44 por se jogar no segundo quarto, altura em que parte da quadra começou a ficar húmida devido a problemas de infiltração.

Depois de concertação com os treinadores e respectivas capitães (Elizabeth Pereira, do Costa do Sol, e Dulce Mabjaia, do Ferroviário de Maputo), os ex-árbitros internacionais Artur César de Castro Bandeira e Marques Abdala (excluídos da Liga Moçambicana de Basquetebol) e Almirante Dimas decidiram que não haviam condições para a prática de basquetebol no recinto.

Neste sentido, o jogo foi remarcado para a noite terça-feira! Em vantagem de 1-0 na série do “play-off”, o Ferroviário de Maputo vai procurar vencer para recuperar o estatuto de campeão da cidade em seniores femininos.

Uma conquista que pode, acima de tudo, elevar os níveis de confiança da equipa de Nasir “Nelito” Salé para a Liga Sasol, prova a arrancar já nos finais deste mês e a ser disputada num contexto em que as atenções estarão viradas para o Mundial de futebol do Qatar.

Com a integração de Sílvia Veloso, o Ferroviário de Maputo melhorou a posição 1, destacando-se ainda o regresso de Odélia Mafanela que dá consistência na luta das tabelas. A melhor ressaltadora da Taça dos Clubes Campeões Africanos de 2019, no Cairo, Egipto, foi determinante no triunfo no jogo 1.

Com Anabela e Rosa Cossa a destacarem-se nos tiros exteriores, em momentos de pressão, o Ferroviário de Maputo conseguiu fugir no resultado e, esta terça-feira, esta pode ser uma das armas para travar o Costa do Sol.

Para atacar a campear, Nelito conta ainda com Paula Orlando e Cecília Henriques (no jogo interior), Ornília Mulhui, Stefânia “Papelão” Chiziane (já recuperada de uma lesão), Ana Jaime, Dulce Mabjaia, Bruna Argélio, Flávia Alcino, entre outras.

Campeão em título, depois de ter vencido na última edição do Campeonato da Cidade o conjunto do Ferroviário de Maputo por 2-0 no “play-off” da final (com vitórias por 62-52, no jogo 1, e 81-59, no jogo 2), o Costa do Sol vai entrar para quadra pressionado. Pressionado, sim senhor, porquanto tem que ganhar para forçar uma decisão do título à negra, ou seja, no jogo 3.

Depois, porque a equipa do “coach” Leonel “Mabê” Manhique goza ainda do estatuto de campeão nacional em título e há, acima de tudo, que defender o investimento feito com a contração de jogadoras de selecção nacional. Jogadoras que traçaram, há bem pouco tempo, uma nova ordem no panorama do basquetebol feminino.

Há, e tal não pode ser esquecido, o facto de o Costa do Sol ter sido superior ao Ferroviário de Maputo nos jogos da fase regular do Campeonato da Cidade. É verdade que cada jogo é um jogo, mas também é verdade que as “canarinhas” apresentaram nos referidos jogos mais argumentos na quadra. Mas, no jogo 1, o Costa do Sol não só evidenciou-se muito fraco nos tiros exteriores (fez apenas um lançamento certeiro na zona dos 6, 75 metros) como também debaixo da tabela não conseguiu se impor.

De resto, Elizabeth Pereira e Eliana Ventura (com menos tempo de jogo) não estiveram com as mãos quentes! Ingvild Mucauro, sem sombra de dúvidas a desequilibradora e jogadora mais influente da equipa, não esteve a um grande nível e as campeãs nacionais ressentiram-se disso.

Leonel “Mabê” Manhique e Marvin Cossa, “coachs” do Costa do Sol, esperam ter hoje Shelsia Rafael, Elizabeth Pereira, Ingvild Mucauro, Nilza Chiziane, Carla Covane, Eleutéria “Formiga” Lhavanguane e “onfire” para empatar a série do “play-off” da final.

Mais do que estarmos em presença das duas melhores equipas da actualidade, estamos perante os dois representantes de Moçambique na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos, prova a realizar-se em Dezembro próximo na capital do país. Bicampeão africano, o Ferroviário de Maputo tem responsabilidades na prova. Campeão nacional, com um “coach”- Leonel Manhique- que conquistou a prova em 2018 ao serviço do Ferroviário de Maputo e foi vice-campeão pela mesma formação em 2016, em Maputo, e 2017, em Angola, o “canário” aponta para voos mais altos…

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos