O País – A verdade como notícia

Presidente da AR reafirma vontade de aprofundar relações com Itália

Foto: Assembleia da República

A Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, reafirmou o desejo de ver cada vez mais aprofundadas as relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre Moçambique e Itália, particularmente ao nível económico e parlamentar, escreve o sítio da AR.

Falando esta quarta-feira, na sede do Parlamento, na Cidade de Maputo, durante uma audiência de cortesia que concedeu ao Presidente da República da Itália, Sérgio Mattarella, a PAR solicitou os bons ofícios deste para que transmita ao Presidente do Parlamento italiano “o desejo de ver reforçados os laços de cooperação entre os dois parlamentos, através da troca de experiências e boas práticas entre os parlamentares dos dois países”.

A Presidente do Parlamento moçambicano manifestou a sua satisfação pela visita de Estado que o Presidente da República da Itália está a efectuar à República de Moçambique, afirmando que a visita “é uma demonstração clara das relações históricas de amizade e cooperação existentes entre os dois povos e países”.

Segundo a PAR, a visita do Estadista italiano realiza-se no momento em que a Itália ocupa um lugar cimeiro entre os países europeus que investem em Moçambique, como atestam os investimentos de cerca de cerca 3,0 mil milhões de euros.

“A visita irá contribuir para o aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois povos e países, consubstanciadas no apoio multifacetado que a Itália tem dispensado a Moçambique, em momentos da sua história”, sublinhou Bias, enaltecendo os investimentos feitos por empresas privadas italianas das quais se destacam a ENI e Saipem, no sector energético e outros.

Para a presidente do Parlamento moçambicano, o início da introdução de hidrocarbonetos na instalação Coral-Sul, para a produção do gás natural do projecto offshore na Bacia do Rovuma, “vai acelerar o crescimento económico a médio prazo e proporcionar mais receitas para as contas do Estado”.

Num outro passo da sua intervenção, a PAR enalteceu os apoios que a União Europeia está a conceder a Moçambique no quadro do combate ao terrorismo.

“O terrorismo constitui uma ameaça à paz e soberania, não só de Moçambique, como também da região da África Austral e do mundo, exigindo a cooperação e solidariedade de todos para o seu combate”, frisou a PAR.

A PAR terminou a sua intervenção agradecendo pelo apoio da Itália na eleição de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Durante o seu mandato, Moçambique irá partilhar a sua experiência em matéria de resolução pacífica de conflitos, em prol da paz e segurança internacionais”, disse, solicitando o apoio da Itália para que o mandato de Moçambique seja coroado de êxitos.

Por seu turno, Sérgio Mattarella, depois de agradecer pelo encontro de cortesia que lhe foi concedido, garantiu que o seu país vai continuar a cooperar com Moçambique nos domínios político, económico e socio-cultural.

Na ocasião, Mattarella disse que vai incentivar as empresas italianas a investirem mais em Moçambique e que os empresários daquele país europeu tenham intercâmbios constantes com os seus homólogos moçambicanos com vista à troca de experiências.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos