O País – A verdade como notícia

Zelensky diz que Putin quer usar cessar-fogo como “disfarce”

Foto: TSF

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de procurar usar o cesar-fogo como disfarce para impedir o avanço das forças ucranianas na região de Donbass e aproximar equipamentos e munições das suas posições.

Esta foi a resposta dada por Zelensky ao anúncio de Vladimir Putin, ontem, para um cessar-fogo entre o meio-dia de 6 de Janeiro e a meia-noite de 7 de Janeiro.

“Agora querem usar o Natal como disfarce para parar, pelo menos temporariamente, o avanço dos nossos combatentes no Donbass e trazer equipamentos, munições e homens mobilizados para mais perto das nossas posições. O que isso trará? Apenas mais um aumento no número de mortos”, sublinhou o chefe de Estado ucraniano, citado pela imprensa internacional.

O governante insistiu que “todos sabem como o Kremlin usa as paralisações na guerra para continuar a guerra com vigor renovado”, alertando que esta não é a forma “para acabar com a guerra mais rápido”.

O pensamento de Zelensky é também defendido pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, ao considerar que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, está a tentar ganhar “fôlego”, com o anúncio de um cessar-fogo na Ucrânia, enquanto a chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock, desvalorizou a medida de Moscovo, afirmando que não trará nem liberdade nem segurança às pessoas que vivem diariamente com medo”.

Após o anúncio de um cessar-fogo pela Rússia, um conselheiro do Presidente ucraniano já tinha qualificado de “hipocrisia” a medida. Já o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, James Cleverly, considerou que o cessar-fogo “não fará nada para promover as perspetivas de paz”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos