A cantora e compositora Assa Matusse é uma das convidadas à vigésima segunda edição do Sauti za Busara Festival, em Zanzibar. O evento vai durar três: 14, 15 e 16 de Fevereiro de 2025
2025 mal começou e Assa Matusse já tem concertos agendados. Entre 14 e 16 de deste ano, a autora de “Mutchangana” vai actuar num dos mais sonoros eventos musicais realizados em África, Sauti za Busara Festival, em Zanzibar, Tanzania.
Em princípio, Assa Matusse será a única representante de Moçambique, num festival que vai contar com artistas de pelo menos 12 proveniências, por exemplo, Thandiswa (África do Sul), Blinky Bill (Quénia), Frida Amani (Tanzania), Mumba Yachi (Congo/ Zâmbia), Boukuru (Ruanda), WD Abo (Sudão), Étinsel Maloya (Ilha Reunião), B. Junior (Mayotte) e Charles Obina (Uganda).
Reagindo ao convite de participar no Sauti za Busara Festival, Assa Matusse confessou que se encontra animada, especialmente nesta época em que os moçambicanos enfrentam um momento muito particular da sua história, com vítimas mortais do terrorismo e da crise política que mancha a democratica no país. Por isso mesmo, “Para mim, partilhar as minhas músicas é um símbolo de esperança por dias melhores”, afirmou a cantora moçambicana, agora residente em França.
No Sauti za Busara Festival, “a menina do bairro” pretende demonstrar que é uma artista que, através da música, representa a sua gente, sem que isso comprometa o carácter universal da sua composição e dos seus ritmos. Assa aprecia a ideia de as suas criações ultrapassarem fronteiras, até porque a artista acredita que nasceu para lutar por uma causa que se concretiza, naturalmente, com a música.
De igual modo, no Sauti za Busara Festival, Assa Matusse espera conectar-se com as pessoas e vibrar com elas. Quer espalhar o seu perfume musical e, claro, ouvir velhas e novas tendências musicais mundiais. “Mal posso esperar por esse encontro [com os músicos e com o público em geral], gracejou Assa Matusse.
SOBRE O FESTIVAL
Sauti za Busara é tido como o principal festival de música da África Oriental, realizado anualmente em Fevereiro, na histórica Cidade de Pedra de Zanzibar, Tanzânia. Celebrado por sua atmosfera vibrante e programação musical diversificada, em 21 edições, o festival contou com mais de 460 bandas de mais de 60 países, abrangendo géneros como Taarab Tradicional, Jazz, Bongo Fleva, Kidumbaki, Afrobeats, Singeli, Música Urbana, AfroFusion, Spoken Word to Reggae, Hip-Hop, Electrónica e, claro, Marrabenta.
Sauti za Busara está a ultrapassar as barreiras da música tradicional e contemporânea, dando uma plataforma aos talentos mais promissores do continente africano e da sua diáspora, ao mesmo tempo que espalha mensagens positivas para a mudança social pacífica. Mais de 360.000 pessoas participaram do festival desde a sua criação em 2004. Uma dessas pessoas é o músico Stewart Sukuma, que actuou em 2024.
Na vigésima segunda edição do Sauti za Busara, Assa Matusse terá a oportunidade de interpretar temas dos seus dois álbuns, “+ Eu” e, sobretudo, “Mutchangana”.