É o reconhecimento das qualidades de um jogador que há muito deu provas de estar a um grande nível. De resto, merece outros voos.
Zainadine Júnior, internacional moçambicano que evolui no Marítimo, foi considerado terça-feira o segundo melhor defesa do mês de Junho da Liga NOS com dez por cento de votos, numa votação efectuada pelos treinadores da liga portuguesa de futebol.
O valoroso defesa moçambicano foi superado pelo futebolista brasileiro René Santos, também do Marítimo, que obteve 11,10 por cento dos votos.
O jogador foi titular em todos os cinco jogos disputados neste mês, e foi fundamental para os “verde-rubros” nos sete pontos conquistados neste período. Zainadine Júnior evidenciou-se, com notas positivas por parte da imprensa desportiva portuguesa, no empate com o Setúbal (1-1) realizado a 4 de Junho, derrota com FC Porto (1-0) quatro dias depois.
Mas não se ficou por aí. A 15 de Junho, na Madeira, brilhou no encontro em que os insulares venceram o Gil Vicente por duas bolas a uma.
A 29 de Junho, “Finho” arrancou uma grande exibição que contribuiu para a vitória do Marítimo, por 2-0, diante do Benfica, campeão português em título.
Mas sete dias antes, ou seja, a 22 de Junho, arrancara uma grande exibição mesmo na derrota da sua equipa frente ao Portimonense, por 3-2.
No passado dia 3 de Julho, esteve em bom plano em mais uma vitória do Marítimo, desta feita diante do Santa Clara, por 1-0.
ZAINADINE IMPERIAL
Esta temporada e não só tem sido de enorme satisfação para o internacional moçambicano. Zainadine Júnior tem arrancado grandes actuações, merecendo distinções para o melhor onze da Liga Nos. Na 21ª jornada, em Fevereiro, antes da interrupção da prova devido a Covid-19, Zainadine Júnior foi considerado melhor jogador em campo na vitória do Marítimo por três a zero sobre o Paços de Ferreira, a contar para 21ª jornada da Liga NOS em Portugal. Aliás, o internacional moçambicano fez um dos golos dos “verde rubros”.
Ainda em Fevereiro, o internacional moçambicano figurou no onze ideal do mês de Fevereiro da Liga NOS com 6.83 pontos atribuída pelo sítio GolPoint que, de resto, classificou-o “como um dos centrais valiosos do futebol português”.
Seguro, com passes longos, passes progressivos certos, duelos aéreos defensivos ganhos, desarmes e outras tantas intercepções, Zainadine Júnior é superado apenas nesta classificação do GolPoint por Alex Telles, jogador do FC Porto, com 6.92 pontos, e Bebeto, colega de equipa que contabiliza 6.88.
Em Janeiro deste ano, Zainadine Júnior fez parte da equipa do ano, da Liga Portuguesa de Futebol, segundo indicação do diário desportivo “ A Bola”.
Para além de Zainadine, constavam da lista Vlachodimos (guarda-redes), André Almeida, Rúben Dias e Grimaldo (defesas), Danilo, Pizzi, Corona e Bruno Fernandes (transferido para o Manchester United) e Seferovic e Rafa (avançados).