O País – A verdade como notícia

“Xembha e as velhas glórias” cruzam-se às quartas no Rovuma

O Hotel Rovuma tem acolhido, todas as quartas-feiras, desde Agosto do ano passado, concertos da cantora moçambicana, Xembha.

Nas suas sessões musicais, a jovem cantora tem convidado músicos da “velha guarda” para participações especiais. E já nesta quarta-feira, o companheiro com quem Xembha vai partilhar o palco, num ambiente acústico, será ninguém mais e ninguém menos que Chico António.

O palco do Rovuma, tem servido para a cantora promover o seu último álbum, “Rhula África”, lançado em Junho do ano passado, bem como preparar a projecção da sua carreira além-fronteiras, desafio este que tem para o presente ano.

 “Xembha e as velhas glórias” é um projecto que pretende durar muito tempo. Aliás, estas pequenas sessões servem de ensaio para um grande concerto que a cantora vai realizar em breve com diferentes músicos com uma longa estrada.

Suas sessões às quartas, já receberam músicos como António Marcos, Rosália Mboa, Aniano Tamele, Hortêncio Langa, Chico António, entre outros convidados da artista. Na guitarra, Xembha é acompanhada por Zoco Dimande.

Helena Massango, ou simplesmente Xembha, tem dois álbuns, o primeiro, era de kwaito, e o último, “Rhula África” resulta da fusão de marrabenta, jazz e afro-jazz e é composto por onze (11) faixas musicais.

O álbum, preparado em 2013 e lançado em 2017, aborda questões como a paz, amor, família, abandono. E conta com temas como “Nhembete”, “Marrabenta”, “Hlalelani”, “Mutchado”, “Rhula África”, por sinal, também nome do álbum.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos