O País – A verdade como notícia

Walter Zand inaugura individual na Kulungwana

“Outros olhares inefáveis” é o título da segunda individual de Walter Zand, este ano. A mostra de artes plásticas foi inaugurada esta quinta-feira, na Galeria da Associação Kulungwana, na Cidade de Maputo.

Ao fim de cinco anos a tentar expor na Galeria da Associação Kulugwana, no terminal dos Caminhos de Ferro de Moçambique, na Cidade de Maputo, Walter Zand finalmente conseguiu a oportunidade de lá apresentar as suas obras. Na verdade, para a individual “Outros olhares inefáveis”, o artista plástico precisou apenas de duas semanas para preparar e finalizar a mostra que une pintura e desenho num registo particular.

Abordando o complexo tema do amor, Walter Zand propôs-se projectar uma exposição que, fundamentalmente, tenta apresentar as vantagens e os prejuízos do sentimento, afinal, muitas vezes inefável. “Este é um convite à reflexão, em relação ao amor”, começou por dizer, realçando a dificuldade de explicar o conceito daí consequente. “Nesta exposição, estou a tentar exprimir o que está no meu íntimo”.

Para a individual, Walter Zand combinou diferentes técnicas na composição, quer das suas pinturas, quer dos seus desenhos. Por exemplo, carvão e acrílico sobre tela. Assim, o artista conseguiu questionar a subjectividade do amor e a sua validade numa época em que o país enfrenta uma situação particular em termos sociopolíticos. “Estamos numa situação não muito boa. Acho que as pessoas precisam de pensar algo diferente destes barulhos. Acredito que a arte tem esta particularidade de trazer uma lufada de ar fresco para este ambiente que está um pouco pesado”.

Na Galeria da Associação Kulungwana, a mostra de Walter Zand conta com a curadoria de Sara Carneiro. “Acho que esta exposição nos traz o clássico do Walter Zand. Ele não nos desilude e supera as nossas expectativas em termos da capacidade de apresentar aspectos emotivos através de coisas inefáveis. Ele não se limita e cruza técnicas, o que nos faz sentir várias camadas nas suas obras”, afirmou Sara Carneiro.
A nova individual de Walter Zand, “Outros olhares inefáveis”, pode ser visitada na Galeria da Kulungwana até 15 de Dezembro.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos