O vólei de praia continua, e recomenda-se, a elevar bem alto a bandeira de Moçambique no concerto das nações africanas.
Pois é, nas areias da praia, ao nível da região VI, as voleibolistas moçambicanas Ana Paula Sinarportar, 22 anos, e Vanessa Muianga, 26, deixaram bem claro, domingo, que não têm adversárias à altura, ao sagrarem-se penta campeãs (cinco títulos consecutivos conquistados) no circuito realizado em Lesotho.
Extremamente fortes na rede, nos bloqueios e remates, Ana Paula Sinaportar/Vanessa Muianga levaram a melhor sobre as compatriotas Ângela Tembe e Natália Intego, vencendo por 2-0 com os parciais de 21-15 e 21-11.
Ouro sobre azul: o país conquistou as medalhas de ouro e prata nesta competição, dando, uma vez mais, claros sinais de que a modalidade tem evoluído a níveis satisfatórios.
Já na categoria de masculinos, a dupla Ainadino Martinho/Jorge Monjane conquistou a medalha de prata, após vencer o par do Botswana formado por Sekao Jack e Chiswaniso Jorge por dois sets a zero com os parciais de 21-19 e 21-18.
Os voleibolistas Ainadino Martinho/Jorge Monjane falharam, desta forma, a revalidação do título cinco etapas depois de terem estado em grande plano.
Feitas as contas, Moçambique conquistou um total de quatro medalhas na sexta etapa do circuito da zona VI das quais uma de ouro (Ana Paula Sinaportar/Vanessa Muianga), duas de prata (Ângela Tembe e Natália Intego que foram finalistas em femininos), prata (Ainadino Martinho/Jorge Monjane) e bronze (através da dupla José Mondlane/Osvaldo Mungoi que derrotou os zimbabweanos Mapfumo e Madiba por 2 sets a 0, com parciais de 21-16 e 21-12).
Nesta competição, na qual saiu uma vez mais valorizado, Moçambique competiu com as duplas Ana Paula/Vanessa Muianga, Natália Intego/Ângela Tembe e Vânia Muiambo/Verónica Rock em femininos, bem como Ainadino Martinho/Jorge Monjane, José Mondlane/Osvaldo Mungoi e Denilson Sitoe/Alírio Mandlate, em masculinos.