Empresa de telefonia móvel leva para MOZTECH 2017 tecnologias que podem dinamizar cadeia de valores nos sectores da saúde, educação e agricultura em Moçambique.
A Vodacom vai apresentar nos dias 24, 25 e 26 de Maio, na feira tecnológica Moztech, uma plataforma digital (Mezzanine) que permite integrar diversos sistemas de modo a melhorar a gestão nos sectores da saúde, educação e agricultura. Esta plataforma é um exemplo claro de como as tecnologias podem dinamizar a cadeia de valor nestes sectores em Moçambique.
O Mezzanine já existe e esta a ser usado, com sucesso, em alguns países da África. Em Moçambique, a Vodacom tem a honra de ser pioneira e já esta a fazer um teste na área da saúde, num projecto de vacinação, concretamente na gestão de stock. Dentre várias funcionalidades, esta plataforma permite medir a disponibilidade das vacinas nos centros de saúde, evitando rupturas de stock.
Ainda no que tange ao sector da saúde, esta plataforma: flexibiliza o acesso à informação sobre os testes de saúde; tem soluções que permitem fazer testes de malária, HIV-Sida, assim como de diabetes nas zonas mais recônditas do país; permite ainda, em pouco tempo, ter informação numa base de dados capaz de gerar relatórios para múltiplos fins”, afirmou o director executivo de vendas corporativas da Vodacom Moçambique, José Correia Mendes.
Para o sector da educação, por exemplo, a Vodacom pretende apresentar plataformas digitais que podem ajudar, entre várias tarefas, o controle de presenças de professores e alunos nas escolas, fazer inventários de livros, como também dar um contributo rumo à digitalização do ensino em Moçambique.
No sector da agricultura, esta solução tecnológica visa criar condições para os pequenos agricultores interagirem e terem rápido acesso à informação que facilita o acesso aos mercados e às finanças.
Tudo isso é possível, porque, nos últimos três anos, a empresa reforçou o investimento na fibra óptica e em torres 3G, contando hoje com mais de 13 mil quilómetros de fibra. Nesse período, a empresa aumentou quatro vezes mais a sua rede, sendo que, actualmente, conta com mais de 1600 antenas, das quais 90% são 3G.
A Vodacom considera a Moztech uma oportunidade ímpar na promoção e massificação das tecnologias, isto é, uma iniciativa que perspectiva a tecnologia ao serviço do crescimento económico e desenvolvimento humano em Moçambique.
“Através da sua subsidiária Mpesa (Vodafone-Mpesa SA), a Vodacom espera promover o uso da tecnologia, facilitando o acesso a pagamentos para serviços de colecta e desembolso para os clientes do segmento corporativo e também para os serviços de pagamento online, incentivando o comércio electrónico a escala nacional”, diz José Correia Mendes. Em síntese, estas serão as principais novidades que os participantes poderão interagir com elas na quarta edição da Moztech.