O País – A verdade como notícia

Angola vence e Cabo Verde e Guiné-Bissau perdem nas eliminatórias para CHAN 2023

Foto: Jornal de Angola

Das selecções de expressão portuguesa, destaque para Angola, que, na deslocação às Maurícias, regressou com uma vantagem confortável, que garante uma qualificação à próxima eliminatória de acesso ao CHAN 2023.

Angola venceu, sábado, em Port Louis, as Ilhas Maurícias, por 2-0, em jogo da primeira mão da primeira da eliminatória qualificativa. O resultado expressa, claramente, a superioridade evidenciada pelo combinado angolano, que cria, assim, um ambiente favorável para o confronto da segunda mão em Luanda.

Os comandados de Pedro Gonçalves mais não fizeram além de aplicar, em rigor, aquilo que assimilaram ao longo da preparação que tiveram para este compromisso. De resto, a equipa entrou para o campo desinibida, fazendo um jogo solto, e com um à-vontade que, decerto, causou algum incómodo ao adversário.

O primeiro golo chegou, naturalmente, aos 13 minutos, com Tó Carneiro a cobrar um livre directo com fita métrica, a abrir o marcador.

O que para os maurícios parecia ser um mero atrevimento dos angolanos, com desejo de mostrar o seu poder de força a começar, passou a ser um aviso sério. Chamados a correr atrás do prejuízo, não obtinham sucesso, porque a defesa dos Palancas montada com Razão, Danilson, Kinito e Tó Carneiro estava certeira na neutralização das suas acções ofensivas.

O segundo golo de Angola, aos 65 minutos, resultou de um auto-golo da central Balisson, que, na tentativa de fazer um passe com o peito ao guarda-redes, após um cruzamento de Megue, foi infeliz. Nada mau para o começo. O jogo da segunda mão acontece no dia 30 do corrente mês, no Estádio 11 de Novembro.

Já a selecção de Cabo Verde perdeu este domingo, por 2-0, diante da sua congénere da Serra Leoa, no Estádio Marrakech, em Marrocos, em partida da primeira eliminatória de qualificação para o CHAN 2023.

Um resultado comprometedor para as aspirações dos “Tubarões Azuis”, que estão obrigados a anular esta desvantagem em jogo da segunda eliminatória, agendada para quarta-feira, dia 27, no mesmo estádio, para se apurar para a segunda fase.

A selecção da Guiné-Bissau, por seu turno, perdeu, sábado, diante da sua congénere da Gâmbia por uma bola a zero, em jogo da primeira ronda da qualificação para o Campeonato Africano de Nações (CHAN).

O jogo foi disputado em Marrocos na sequência da interdição dos estádios de ambos os países pela CAF, por falta de condições para competições internacionais.

A partida contou com um número considerável de adeptos nas bancadas. O jogo foi equilibrado, sem grandes situações de golo, mas a equipa adversária da Guiné-Bissau conseguiu marcar o único golo da partida na primeira parte, aos 10 minutos, por Alieu Barry.

Salienta-se que as duas selecções voltam a jogar a segunda mão da eliminatória para o CHAN 2022 no dia 26 do mês em curso, em Marrocos.

A 7ª edição do CHAN será realizada na Argélia, em Janeiro de 2023. O torneio foi inicialmente agendado para Julho e Agosto deste ano, mas a CAF remarcou-o na sequência do adiamento da última edição do CAN devido à pandemia da COVID-19.

 

ALGUNS RESULTADOS DE QUALIFICAÇÃO AO CHAN

Moçambique 0-0 Zâmbia

Malawi 0-0 Zimbabwe

Maurícias 0-2 Angola

Comores 0-1 África do Sul

Seychelles 0-1 Madagáscar

Botswana 0-0 eSwatini

Gâmbia 1-0 Guiné-Bissau

Serra Leoa 2-0 Cabo Verde

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos