Os apoios à causa da selecção nacional não param de chegar junto a Federação Moçambicana de futebol.
Depois de muito recentemente ter sido o BCI a dar sua mão para apoiar os Mambas, desta vez foi a empresa de telecomunicações Vodacom, a seguir o exemplo.
O apoio financeiro não foi quantificado, já que “é uma parceria contínua e trabalhamos com números fechados”, segundo Salimo Abdula, presidente do Conselho de Administração da Vodacom, mas há outro tipo de apoio, relacionado com diversos serviços de telecomunicações e de inovação à Federação moçambicana de Futebol e aos Mambas.
Por outro lado, a companhia de telecomunicações irá lançar campanhas de marketing e promocionais, como forma de apoiar os Mambas, a iniciar nesta campanha de qualificação ao Campeonato Africano das Nações, CAN-2019, cuja fase final terá lugar nos Camarões.
Aliás, o apoio chega há sensivelmente 15 dias do jogo entre os Mambas, selecção nacional de futebol, e os Djurtus, selecção guineense de futebol, agendado para o próximo dia 8 de Setembro.
Com este apoio, segundo Salimo Abdula, a Vodacom torna-se no parceiro exclusivo da selecção nacional na área de telecomunicações, bem como na modernização e transformação digital dos Mambas.
Para a Vodacom, esta parceria é gratificante e visa envolver mais cidadãos na missão de elevar a bandeira nacional além-fronteiras.
“A selecção nacional é o clube de todos nós e é importante estarmos de mãos dadas, para que esta consiga alcançar bons resultados nos torneios em que está envolvida. Com este acordo, pretendemos, mais uma vez, solidificar o nosso compromisso com o desporto no país. Vamos promover o futebol, tornar mais forte o amor que os moçambicanos têm pelos Mambas e inspirar as gerações vindouras”, disse Abdula.
Já para a Federação Moçambicana de Futebol este memorando de entendimento é um marco importante para alavancar o futebol nacional, dado que a selecção nacional, os Mambas, é o espelho do futebol a nível do país. Alberto Simango Jr. diz que a instituição que dirige tem feito grande esforço de encontrar mais parceiros que queiram ajudar e apoiar os Mambas e prometeu que o apoio dado pela Vodacom vai garantir o desenvolvimento da selecção nacional, prometendo horar da melhor forma este apoio.
“Temos feito um grande esforço no sentido de trazer parceiros que acrescentem valor ao trabalho que fazemos e que nos ajudem a alcançar os objectivos que traçamos para a selecção nacional. Neste momento agradecemos a confiança demonstrada pela Vodacom em prol do nosso futebol. Posso vos garantir que esta parceria será muito importante para o desenvolvimento e modernização da selecção nacional a vários níveis”, acrescentou Simango Jr.
O evento contou com a presença de membros da Vodacom, da Federação Moçambicana de Futebol, com destaque para a equipa técnica dos Mambas, liderada por Abel Xavier e seus seis adjuntos.
Para já, a convocatória dos Mambas para o embate com a sua congénere da Guiné-Bissau será anunciada dentro de uma semana, sendo que os trabalhos iniciam no próximo dia 27 de Agosto. Os Mambas, recorde-se, lideram o grupo K de qualificação ao CAN-2019, com os mesmos 3 pontos dos Djurtus, depois de terem vencido, pelo mesmo resultado de 1-0, a Zâmbia e Namíbia, respectivamente.